Home / Conteúdos / Artigos / 1ª Etapa da Jornada Nacional de Formação tem participação de 700 formadores

1ª Etapa da Jornada Nacional de Formação tem participação de 700 formadores

A Etapa Preparatória Regional da 1ª JORNADA DE FORMAÇÃO já cobriu quase todo Brasil. Até o momento participaram 700 pessoas entre dirigentes estaduais e municipais, formadores/as, militantes e filiados/as. Todos os estados das regiões sul, norte (exceto Rondônia), nordeste, centro-oeste e a capital de São Paulo realizaram o curso preparatório e vários estados preparam as etapas estaduais ainda antes do PED.

Do portal da Fundação Perseu Abramo

A Etapa Preparatória Regional da 1ª JORNADA DE FORMAÇÃO(*) já cobriu quase todo Brasil. Até o momento participaram 700 pessoas entre dirigentes estaduais e municipais, formadores/as, militantes e filiados/as. Todos os estados das regiões sul, norte (exceto Rondônia), nordeste, centro-oeste e a capital de São Paulo realizaram o curso preparatório e vários estados preparam as etapas estaduais ainda antes do PED.

A meta de participação na Jornada Nacional é de 100 mil filiados/as até final de março de 2010. Diante do entusiasmo com que os/as participantes têm saído dos cursos é possível antever que haverá forte mobilização para sua realização em cada município. Por essa razão, será muito importante o empenho e o compromisso das direções estaduais e municipais na organização das próximas etapas.

O grande interesse dos/as participantes pelos conteúdos apresentados, especialmente no que se refere à construção do pensamento do PT, (aspectos centrais das resoluções dos congressos e encontros), mostrou o quanto é importante ser evidenciado o processo de formulação do partido para que os/as filiados/as e militantes possam se apropriar do patrimônio teórico-prático produzido. Essa produção deve ser o ponto de partida para a reflexão e a elaboração política.

Nos cursos, estabeleceu-se uma dinâmica intensa movida também pelas diferentes experiências dos/as participantes no PT, uma vez que em todas as atividades regionais havia filiados/as que estão no partido desde a fundação até aqueles/aquelas que ingressaram há um ano.

Em poucas semanas estará em atividade a rede constituída pelos/pelas formadores/as que realizarão os cursos em nível local. Todos/todas aqueles/aquelas que participaram da etapa preparatória regional e estadual receberão o CD (com as apresentações, a linha do tempo, as resoluções do partido e os filmes) e os cadernos referentes aos módulos 1, 2 e 3 bem como a declaração de participação no curso.

A JORNADA DE FORMAÇÃO está em pleno movimento, estimulando que o partido se organize para retomar a formação. Nos próximos meses, o fortalecimento ou instituição dos coletivos estaduais e municipais de formação serão fundamentais para que seja possível preservar a memória das experiências realizadas e garantir a continuidade do trabalho depois de eleitas as direções do PT em todos os níveis e definidos/as os/as responsáveis por cada área. Esse ambiente ajudará a consolidar a Escola Nacional. Para informações adicionais, entre em contato comformacao@fpabramo.org.br.

(*) As jornadas de formação são organizadas numa parceria da Fundação Perseu Abramo com a Secretaria Nacional de Formação Política do PT.

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook