Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / A juventude petista tem sua Mensagem

A juventude petista tem sua Mensagem

A composição da chapa da Mensagem ao Partido ao PED 2009 tem relação direta com a concepção de construção partidária que defendemos. Nela, a juventude petista tem lugar destacado! Propomos para a direção partidária a representação de toda a diversidade do Partido, com militantes dos mais diversos movimentos sociais, a intelectualidade petista e a presença de ativistas que hoje tem se dedicado a construção de políticas públicas. Tais políticas, fruto de mobilização popular e compromisso com as mudanças, têm transformado a vida do povo brasileiro.

Eduardo Valdoski, Joanna Paroli, Rosana Sousa Deus e Tiago Ventura *

O Movimento Mensagem ao Partido inscreveu, no dia 25 de julho, a candidatura de José Eduardo Cardozo à presidência nacional do PT e, no dia 04 de agosto, a versão final de sua chapa ao Diretório Nacional, Comissão de Ética e Conselho Fiscal. A composição da nossa chapa tem relação direta com a concepção de construção partidária que defendemos. Nela, a juventude petista tem lugar destacado!

Nossa chapa conta com 124 companheiros e companheiras. Propomos para a direção partidária a representação de toda a diversidade do Partido dos Trabalhadores, com militantes dos mais diversos movimentos sociais, a intelectualidade petista e a presença de ativistas que hoje tem se dedicado a construção de políticas públicas no governo federal, governos estaduais, prefeituras e parlamentos. Tais políticas, fruto de mobilização popular e compromisso com as mudanças, têm transformado a vida do povo brasileiro.

Sobre os movimentos juvenis, a Mensagem ao Partido busca garantir a presença desta militância e procura incorporar as recentes formulações da juventude petista. Num movimento que, ao mesmo tempo, realiza a necessária renovação partidária, vinculada a formulação de políticas para o Partido e para a sociedade.

Os jovens e as jovens que compõe a chapa nacional da Mensagem representam os diversos setores nos quais a juventude petista tem se organizado. Somos jovens feministas, estudantes, sindicalistas, ecossocialistas, combatemos o racismo e a homofobia, estamos dia a dia na construção da nova Juventude do PT. Trata-se da ousadia de propor a juventude petista para a direção do nosso Partido.

Para nós, a juventude deve estar presente nos espaços de decisão e poder. Pode ser fácil, para muitos, fazer referência à juventude que engrossa as fileiras das campanhas eleitorais, à juventude que é alvo das políticas públicas dos nossos governos e também àquela militância jovem aguerrida que levanta nossas bandeiras e, sem medo e sem pudor, coloca nossa estrela no peito. Mas não podemos apenas lembrar da importância de jovens nos espaços partidários. É preciso mais do que isso. Queremos ter jovens nos espaços de direção, como do reconhecimento da importância da construção de novas gerações políticas.

Em nossa concepção de um PT militante, democrático e socialista, esta presença juvenil deve estar vinculada às lutas concretas, que diariamente acontecem nos quatro cantos do país. O PT que queremos é porta voz e construtor das lutas da classe trabalhadora e da juventude.

Na Mensagem ao Partido, a juventude tem espaço, vez e voz. Concretamente, nossa chapa incorpora ativistas sociais de movimentos juvenis. Compreendemos que nosso Partido deve possuir uma direção política com esse perfil. Nosso movimento compreende que temos nosso recado para dar, pois sabe que a juventude tem a sua mensagem.

* Eduardo Valdoski é da executiva nacional da Juventude do PT; Joanna Paroli é diretora de universidades pagas da UNE e militante da Marcha Mundial das Mulheres; Rosana Sousa Deus é secretária de Juventude da CUT; e Tiago Ventura é vice presidente da UNE. Todos integram a chapa Mensagem ao Partido que concorre no PED 2009 ao Diretório Nacional. Artigo originalmente publicado no site da Juventude do PT: www.jpt.org.br.

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook