Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / A saída é pela esquerda: desafios para a democracia

A saída é pela esquerda: desafios para a democracia

2339659BERNARDO COTRIM*

Após a vitória eleitoral de Dilma em 2014, a direita manteve a temperatura da luta política elevada, impulsionando uma agenda de retrocessos nos mais diversos temas: estatuto da família, redução da maioridade penal, terceirizações e a destruição da CLT, derrubada do estatuto do desarmamento, contra-reforma política com legalização do financiamento empresarial. O turbilhão de ataques acontece em velocidade impressionante, como se a direita tirasse do armário todos os esqueletos ao mesmo tempo, numa ação orquestrada pelo grande capital e operada pelo congresso.

O Rio de Janeiro é um palco importante dessa disputa. A dinâmica contraditória da coalização nacional e o peso desempenhado pelo PMDB na condução de um grande laboratório de experiências do capitalismo na gestão pública brasileira, onde a lógica da cidade-negócio, a apropriação privada da cidade como um todo – seu espaço urbano, o planejamento, a gestão de serviços estratégicos e a condução dos rumos do seu desenvolvimento, tendo o poder público como sócio, engessou o debate político e dissociou nossa construção política da cidadania ativa e da luta democrática, com reflexos nefastos para o PT e as esquerdas. Além disso, é do PMDB-RJ o presidente da Câmara, operador incansável da agenda reacionária, representante confesso de lobbies empresariais diversos.

Frente à necessidade de reinventarmos nosso projeto e recuperarmos a capacidade de impulsionar as energias criativas para o aprofundamento da democracia e a ampliação de direitos, a esquerda precisa repensar seus rumos, ampliar seus horizontes e reconstruir um pacto programático e uma agenda política com a sua base social. A recente articulação de movimentos sociais, entidades de peso da sociedade civil e partidos democráticos na constituição de uma frente ampla deve ser o motor da reorganização da esquerda carioca. É para debatermos estas questões – no Brasil e no Rio de Janeiro – que vamos realizar este debate/ato político.

*Bernardo Cotrim é Secretário de Formação Política do PT-RJ

Presenças confirmadas de:

Tarso Genro (ex-governador do RS)

Lindberg Farias (senador)

Alessandro Molon (deputado federal)

Reimont (vereador)

Laura Tavares (professora da UFRJ)

Jorge Bittar (ex-deputado federal)

Robson Leite (ex-deputado estadual)

Dia: 22 de maio (6a feira)
Hora: 18h30
Local: CREA-RJ (Rua Buenos Aires, 40 – Centro)

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook