Home / Conteúdos / Artigos / Belo Horizonte sedia encontro nacional de mulheres estudantes

Belo Horizonte sedia encontro nacional de mulheres estudantes

A capital mineira será a sede do III Encontro de Mulheres Estudantes, EME, que acontecerá a partir de sexta-feira até domingo. O EME é um importante espaço de auto-organização do movimento feminista. Essa é a terceira edição do EME, a primeira edição foi em 2005. Ele é um espaço privilegiado de discussão e formação.

A edição desse ano conta com uma importante discussão. Em janeiro a UNE aprovou seu projeto de reforma universitária que é a plataforma para construir a educação que as/os estudantes querem para o Brasil. Nesse III EME as mulheres estudantes da UNE, aprofundarão essa discussão, elaborando um recorte feminista para esse projeto. Outro ponto prioritário será a discussão sobre a participação das mulheres no movimento estudantil e na política de uma forma geral.

São esperadas cerca de 300 estudantes de diferentes estados brasileiros. Essa edição do encontro contará com a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire; Nalu Faria da Marcha Mundial das Mulheres; da presidenta da UNE, Lúcia Stumpf; da Deputada Federal, Jô Moraes (PCdoB/MG); da Secretária Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane da Silva e da professora do Núcleo de gênero da UFMG, Maria da Consolação. O encontro contará também com a presença de representantes de diversos movimentos feministas do país.

Para a diretora de mulheres da UNE e estudante de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Ana Cristina Pimentel, os encontros de mulheres da UNE são muito importantes para atualizarem a agenda das mulheres no movimento estudantil, e quais os desafios para o próximo período. “Além disso, nesses encontros, o debate de mulheres e feminismo são centrais para serem pautados e discutidos pela UNE”, pondera Ana.

A dirigente ressalta que é importante também ligar as lutas gerais com as lutas específicas, “quando falamos de políticas de assistência estudantil precisamos fazer um recorte de gênero, e assim também quando discutimos a questão da construção do conhecimento.”, finaliza.

O III EME será realizado na Escola Municipal Milton Campos, (Rua Jovino Rodrigus Pego -145 – Bairro Mantiqueira – Belo Horizonte).

Mais informações:
Ana Pimentel – Diretora de Mulheres da UNE – (32) 8822-0290
Camila Marcarini – Diretora de Comunicação da UNE – (54) 8125-7576
Rafaela Rodrigues – Diretora de Mulheres da UAP – União Acadêmica Paraense – (91) 8148-811

Veja também

Luizianne Lins: Não Verás País Nenhum!

Luizianne Lins Peço emprestado o título da obra de Ignácio de Loyola Brandão porque é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook