Home / Temas / Juventude / #CaravanaKizombaRS na estrada

#CaravanaKizombaRS na estrada

Foi iniciada, pelo litoral norte do Rio Grande do Sul, a #CaravanaKizombaRS. Assista o vídeo com diversos momentos dessa iniciativa pela construção de uma nova cultura política no movimento estudantil.

 

Nos dias 13 e 14/02, a #CaravanaKizombaRS esteve presente nos municípios de Itati, Três Forquilhas e Terra de Areia no Litoral Norte gaúcho. Foram dois dias intensos de muitos debates, vivências, diálogo e aprendizagem, onde conseguimos compartilhar um pouco da realidade de uma juventude e de pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade, e que, ao longo dos últimos anos vêm se fortalecendo, ganhando visibilidade e conquistando suas demandas.

Nossa juventude vem sendo parceira na luta dos e das agricultoras/res da região por uma agricultura familiar e orgânica que garanta renda e uma alimentação saudável para o campo e para cidade, bem como lutando pelo direito do/da jovem de permanecer no campo. Questionamos: Porque os e as jovens devem sair de seus municípios, das propriedades de suas famílias onde sempre viveram, de onde provém sua identidade, para ter acesso a uma educação de qualidade, seja ela básica ou superior? A juventude quer permanecer no campo! Quer ter voz, estudar, trabalhar e construir uma nova cultura política para suas famílias e para sua comunidade. Por isso nos reunimos também junto a COOMAFITT (Cooperativa de Agricultura Familiar da região), e nas propriedades dos e das trabalhadoras/res do litoral norte, onde tivemos a oportunidade de comer alimentos saudáveis, sem veneno, e ainda conhecer sítios que contam a história da ocupação dos povos originários, quilombolas e indígenas. Tudo isso em contato direto com a natureza, pois não há luta de classe sem a luta por uma natureza preservada e uma sociedade que respeite toda a vida.

Nas lavouras, nas matas, nas cachoeiras, no campo e na cidade. A Kizomba estará sempre ao lado da juventude lutando pelo seu empoderamento e contra todas as formas opressão! Nossa luta é em todos os espaços seja no campo ou na cidade!

 

Assista o vídeo da #CaravanaKizombaRS, publicado no YouTube

Veja também

Lula: Quero andar pelo País para mexer com consciência do povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou, nesta quinta-feira (17), na Bahia, a jornada que fará pelo Nordeste do Brasil. Em Salvador, ele deu início ao projeto Lula pelo Brasil, que percorrerá 25 cidades, em 20 dias. Segundo o presidente de honra do PT, a caravana terá como objetivo “mexer com a consciência do povo brasileiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook