Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Comissão Nacional da Verdade divulga textos sobre violações de direitos humanos

Comissão Nacional da Verdade divulga textos sobre violações de direitos humanos

416247Com informações dos sites da EBC e da CNV

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Cláudio Fonteneles, publicou, na última quinta-feira (22), no site oficial da Comissão, textos provisórios sobre graves violações de direitos humanos ocorridas no país durante a ditadura militar (1964-1985).

Os textos estão disponíveis no site para que sejam consultados e possam receber contribuições de interessados, pela internet.

Clique aqui para acessar os textos

Claudio Fonteles, ex-procurador geral da República, produziu o material durante cinco meses com base em pesquisa no Arquivo Nacional, em literatura especializada e análises periciais realizadas a pedido da Comissão. Em 80 páginas, Fonteles analisa sete casos de oposicionistas assassinados pelo regime militar.

Entre os casos retratados estão a execução de Carlos Marighella, na qual foi utilizado o registro de “resistência seguida de morte” durante anos para disfarçar a execução. Os textos também expõem os falsos suicídios de Manoel Fiel Filho, Raul Amaro Nin Ferreira e João Lucas Alves.

As pesquisas estão sendo realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Graves Violações de Direitos Humanos da Comissão da Verdade. No trabalho, Fonteles tem sido auxiliado por servidores do Arquivo Nacional e assessores da Comissão.

Os interessados em colaborar com informações e pesquisas relacionados aos temas mencionados nos textos devem entrar em contato pelo e-mail cnv@cnv.presidencia.gov.br .

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook