Home / Conteúdos / Notícias / Congresso paraguaio aprova ingresso da Venezuela ao Mercosul

Congresso paraguaio aprova ingresso da Venezuela ao Mercosul

1207043Do portal da EBC

A Câmara de Deputados do Paraguai aprovou na última quarta-feira (18), o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, medida que completa o processo para que o país caribenho seja membro pleno do bloco regional.

Os parlamentares paraguaios também decidiram pela retirada da declaração de “persona non grata” contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro, por uma suposta intromissão durante a crise política pela destituição do presidente Fernando Lugo em 2012.

O documento havia sido aprovado em sessão extraordinária do Senado do Paraguai no último dia 11, e seguiu para a aprovação da Câmara de Deputados. O Congresso paraguaio era o único do bloco que ainda impunha resistência à Venezuela que, no entanto, foi incorporada ao bloco no ano passado, em um processo ocorrido durante período em que o Paraguai estava suspenso do Mercosul.

A Venezuela foi incorporada ao Mercosul no ano passado após um processo que levou seis anos porque houve resistência de parlamentares no Paraguai e no Brasil.

O Brasil aprovou a entrada dos venezuelanos ao grupo e, à época da incorporação, os paraguaios estavam suspensos do bloco. No final de agosto do ano passado, quando a Venezuela já fazia parte do Mercosul, o então presidente do Paraguai Federico Franco disse que a decisão tomada, sem a chancela do país, era irregular.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul porque os líderes do bloco concluíram que o processo de destituição do poder do então chefe de Estado paraguaio Fernando Lugo não seguiu os preceitos democráticos.

Veja também

Feminismo de esquerda é tema de debate rumo ao encontro setorial de mulheres

Como parte de um processo coletivo e aberto de preparação para o Encontro Secretaria de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook