Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Convocação

Convocação

CONVOCAÇÃO
VIII Conferência Nacional da Democracia Socialista

Depois da vitória espetacular do presidente Lula em 2006, uma tarefa fundamental se coloca para todos nós, petistas. Trata-se da preparação do III Congresso Nacional de nosso Partido, convocado para 6, 7 e 8 de julho de 2007.

Passamos, nos últimos anos, momentos de tristeza, abatimento e reflexão. Nos levantamos, reagimos, clareamos nossas avaliações e, de certa maneira, adiamos os balanços necessários que se acumulam nos 27 anos do PT. Enfrentamos, com sucesso, o processo eleitoral, demonstrando ao país que o PT continua merecendo da população o seu respeito e apoio. Mas nem por isso podemos escamotear os nossos problemas e desafios. O que aconteceu conosco? Como foi possível tantos vendavais, como os acontecidos em 2005? Para onde vamos? O que queremos ao final dos próximos 4 anos do segundo mandato do presidente Lula? E o modo petista de governar? E o nosso projeto estratégico? E o Socialismo?

O crescimento quantitativo de nosso Partido, o abandono da formação política e dos debates programáticos parecem nos ter conduzido a uma situação de descontrole dos rumos do PT, de apagamento dos nossos objetivos estratégicos.

Para nós, da DS, o PT continua sendo o partido da esperança do povo brasileiro, o partido da nossa aposta para conduzir as transformações sociais tão urgentes em nosso país. Por isso, estamos nos preparando para dar uma contribuição decisiva ao nosso III Congresso. O primeiro desafio foi o de ampliar a nossa tendência. Construímos laços políticos e relações com inúmeros grupos regionais, personalidades e dirigentes partidários, com o objetivo de integrá-los a uma DS ampliada e renovada. O segundo desafio será o de buscar, dentro do PT, os parceiros para a tarefa de refundar ou reconstruir o nosso Partido. Refundar quer dizer: reconstruir com base nos fundamentos que originaram o Partido, atualizando-os às novas tarefas.

É urgente retomar a elaboração política, abandonada desde o 7º Encontro Nacional do PT, sobre o nosso projeto socialista. É imprescindível definirmos com clareza o que queremos transformar no Brasil nos próximos quatro anos. Por último, é essencial reestruturar o Partido, rompendo com os vícios construídos nestes últimos anos.

Para enfrentar estes desafios e contribuir com esta refundação/reconstrução partidária, a DS estará realizando sua Conferência Nacional nos dias 2, 3 e 4 de março em, quando debateremos, com a participação de todos os que conosco pretendem preparar o III Congresso Nacional do PT, as teses que defenderemos nesse Congresso.

Dessa forma, convocamos todos os militantes da DS, dos grupos regionais agregados, personalidades e dirigentes partidários que compartilham conosco das mesmas preocupações, a prepararem a nossa Conferência Nacional. Para nós, trata-se de um momento ímpar para darmos nossa contribuição ao presente e ao futuro do nosso Partido.

Coordenação Nacional da Democracia Socialista

Janeiro de 2007

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook