Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Cúpula dos Povos das Américas consegue barrar a concretização da Alca

Cúpula dos Povos das Américas consegue barrar a concretização da Alca

Cúpula dos Povos das Américas consegue barrar a concretização da Alca
Arte – Assufrgs

Cerca de cinco mil pessoas, representado por 600 entidades dos movimentos sociais latino-americanos como sindicatos, organizações de mulheres, índios e negros, trabalhadores rurais, desempregados e de movimentos de moradia barram a concretização da Alca – Área de Livre Comércio das Américas. A proposta elaborada pelos Estados Unidos pretendia derrubar as fronteiras comerciais. Com a sua concretização a desregulamentação dos mercados e de atuação das empresas em áreas como direitos trabalhistas, saúde e educação seriam atropeladas.

Os norte-americanos pretendiam aprovar a ALCA a partir de janeiro, mas devido  ao desacordo entre os países e da atuação dos movimentos sociais a proposta foi derrubada. A CUT esteve representada por dirigentes e sindicalistas que participaram da reunião da Coordenação  da Assembléia  da Cumbre dos Povos, da Marcha Mundial das Mulheres, “ALCA y TLCs: as Américas frente ao imperialismo e o livre comercio”, Reunião ASC entre outros.

Clique aqui e leia a declaração final da Cumbre de los Pueblos (em espanhol)

Veja matérias da Agência Carta Maior e da revista eletrônica Inprecor para América Latina sobre a Cumbre dos Povos:

Termina em paz encontro popular; guerra abriu a Cúpula
Uma marcha de cerca de 40 mil pessoas que terminou no estádio de Mar del Plata com um discurso de duas horas do presidente venezuelano Hugo Chávez, encerrou a Cúpula dos Povos, na sexta (4). Depois, enquanto 34 presidentes americanos davam início à Cúpula das Américas, violentos protestos ocorreram nas ruas da cidade.

Encontro quer fim dos TLCs e diz que Sul é credor do Norte
Cúpula dos Povos define agenda de desenvolvimento regional que inclui fim das negociações sobre tratados de livre-comércio (TLCs) e diz que o Sul é credor de dívida econômica, social e ambiental dos países ricos. Demandas seriam levadas por Chávez à cúpula governamental.

Protestos contra Bush tomam conta de Brasil
Em ato contra George W. Bush em Brasília, onde o presidente norte-americano desembarca neste sábado (5), manifestantes queimaram a bandeira dos EUA em frente à Embaixada do país. Outros Estados preparam atos no fim de semana.

Impasse sobre a Alca leva EUA a reforçar aposta na OMC
Dificuldades em retomar a Alca enfrentadas pelos negociadores na Cúpula das Américas, em Mar del Plata, deve reforçar aposta dos EUA na reunião ministerial da OMC, em dezembro. Com essa avaliação, movimentos sociais querem reforçar pressão sobre governos e os protestos em Hong Kong.

‘Mar del Plata es la tumba del ALCA’ afirmó Chávez
Nota periodística sobre el cierre de la Cumbre de los Pueblos hoy viernes en Mar del Plata con un gran acto, liderado por el presidente Chávez, contra Bush y por la unidad de las izquierdas latinoamericanas. [em espanhol]

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook