Home / Conteúdos / Artigos / CUT defende manutenção da reserva e retirada imediata de posseiros

CUT defende manutenção da reserva e retirada imediata de posseiros

A CUT – Central Única dos Trabalhadores vem a público manifestar-se a favor da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de acordo com a sua homologação feita pelo Governo Federal.

Os Povos Indígenas da Raposa Serra do Sol têm o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam, nos termos do Artigo 231 da Constituição Federal, fartamente comprovado pelos estudos realizados por ocasião da identificação de seus limites. Trata-se, portanto, de um direito a ser respeitado e garantido pelo Estado, sendo o contrário disso, um retrocesso e violência aos direitos já adquiridos destes e de outros povos indígenas.

Exigimos a imediata retirada dos grileiros invasores, geradores permanentes de violência, que agridem o meio ambiente e envenenam os rios da região com agrotóxicos, para que a paz possa voltar a reinar nas comunidades indígenas de Roraima.

Executiva Nacional

São Paulo, 27 de agosto de 2008.

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook