Home / Conteúdos / Notícias / Mensagem ao Partido lança candidatura de Paulo Teixeira à presidência do PT

Mensagem ao Partido lança candidatura de Paulo Teixeira à presidência do PT

501496Em um grande ato, que marcou o final do primeiro dia de debates de seu Encontro Nacional, a Mensagem ao Partido lançou nesta sexta-feira (22) a candidatura do deputado federal Paulo Teixeira, à presidência nacional do PT. O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos, em Brasília.

Mais de 500 militantes marcaram presença no evento, que contou com a presença dos ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e José Eduardo Cardozo, da Justiça, além do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e da ex-governadora do Pará, Ana Júlia.

Em seu discurso, Teixeira defendeu a importância de fazer a defesa veemente do legado dos governos Lula e Dilma, mas também da formulação de novas propostas para o aprofundamento dessas mudanças:

“Nossa proposta é apresentar ao povo brasileiro um conjunto de reformas que avance os direitos dos trabalhadores e eleve o nível de desenvolvimento do país, com uma perspectiva socialista”, defendeu.

Reformas

Para ele a principal reforma em pauta é a reforma política, que deve ser levada para um debate mais intenso com a sociedade:

“A política brasileira não está a altura das transformações sociais que o pais vive. Precisamos garantir a ampliação da democracia para que os trabalhadores participem do processo político como um todo e não só votando nas eleições”. Para o deputado, o primeiro passo de uma reforma política deve ser adotar regras para divorciar a política do dinheiro:

“Quem tem que promover seus representantes é o povo e não o dinheiro

“Nós precisamos mudar as instituições políticas brasileiras. Atualmente a política brasileira é machista, hostil à participação feminina e é bancada pelo dinheiro. Temos que lutar para que a representação das mulheres na política seja em mesma proporção que na sociedade, assim como incluir as minorias, os negros e a população indígena”, declarou o deputado.

Teixeira completou sua fala falando sobre a necessidade de regulação dos meios de comunicação no país. “Quando tocamos nesse assunto, muitas vezes a imprensa diz que nós queremos restringir a liberdade de expressão. Muito pelo contrário, nós lutamos contra a censura, lutamos pela Constituição de 1988. Mas nela se diz que são proibidos os monopólios de mídia. Então por que não podemos discutir concessões para outros grupos?”, questionou.

Debates 

Antes do ato foram realizados dois grandes debates.  A primeira mesa, “Revolução Democrática – nosso projeto de país”, contou com a presença dos companheiros Juarez Guimarães, Marcio Pochmann e André Singer. A segunda, “Luta pelo Socialismo e o papel do PT”, foi apresentada pela companheira Arlete Sampaio e Paulo Vanucchi.

Neste sábado acontece o segundo e último dia do Encontro Nacional da Mensagem ao Partido, que começa com a mesa sobre a participação da Mensagem ao Partido no PED, às 9h, no Auditório Nereu Ramos.

Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NbiN6t6Gl8M

Veja abaixo a gravação da segunda mesa do primeiro dia do encontro

Veja também

Juntos com Rossetto pelo Rio Grande

No final da década de 1990, nos disseram que as políticas “modernizantes” do neoliberalismo seriam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook