Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Dialoga Brasil: espaço de participação e diálogo entre a sociedade e o governo

Dialoga Brasil: espaço de participação e diálogo entre a sociedade e o governo

2584973Por Miguel Rossetto

Original em www.cartamaior.com.br

A participação social é elemento indispensável para aproximar a democracia e a República. Nos últimos anos, o governo brasileiro vem construindo e incentivando a criação de novos espaços de participação por meio de encontros, fóruns, conferências e plataformas digitais. A integração dos espaços presenciais e digitais de participação representa um dos grandes desafios para qualificar e fazer a nossa democracia avançar e, com isso, governarmos melhor. Para enfrentar esse desafio, o governo federal, por meio da Secretaria-Geral, criou em julho deste ano, o Dialoga Brasil, um espaço de participação digital no qual as ideias da população viram propostas para ajudar a melhorar as ações do governo.

Esta inovação importante, esta nova forma de dialogar utiliza os modernos recursos da tecnologia digital para aproximar o cidadão e o governo. Nesse novo espaço, a população pode conhecer mais sobre os programas federais e apresentar propostas para novos programas ou aperfeiçoar os existentes. Na nova página estão disponíveis os principais programas das áreas de saúde, educação, segurança pública, redução da pobreza e cultura. Novos temas de governo estão sendo integrados à plataforma como meio-ambiente, esporte e cidades.

Todas as propostas encaminhadas ao governo federal no Dialoga Brasil (dialoga.gov.br) serão analisadas. As três mais apoiadas em cada programa serão respondidas pelo governo e várias delas poderão ser implementadas. A ideia é justamente intensificar esse contato direto da população com o governo, permitindo que essas propostas possam melhorar os atuais programas e orientar a criação de novos.

Essa iniciativa reafirma o compromisso público da presidenta Dilma Rousseff de governar em permanente diálogo com as diversas representações da sociedade brasileira. O estímulo à participação vem crescendo expressivamente nos últimos anos. Entre 2003 e 2015, houve 102 conferências nacionais. E entre 2015 e abril de 2016, serão realizadas mais 12, envolvendo mais de dois milhões de brasileiras e brasileiros em todas as etapas. A participação também foi destaque na elaboração do Plano Plurianual para o período 2016/2019. O governo federal realizou dez fóruns regionais e setoriais, reunindo mais de quatro mil pessoas, em todas as regiões do País. Mais de 34 mil pessoas também participaram por meio da internet, apresentando suas propostas e ideias.

O Dialoga veio para ficar, constituindo um espaço permanente de participação e diálogo entre a sociedade e o governo. O Brasil é um país extremamente rico, grande e diverso. Cada cidadã e cidadão, de todas as idades, de todas as regiões e de todas as culturas têm o que falar, cada um a partir de sua realidade. Um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional, capaz de superar as ainda enormes desigualdades sociais e regionais do nosso país, só será construído a partir deste rico diálogo. Esse saber do povo brasileiro constitui um patrimônio estratégico para melhorarmos a nossa democracia e o nosso país.

* Miguel Rossetto é ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi vice-governador do Rio Grande do Sul

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook