Home / Conteúdos / Artigos / Diálogo à esquerda | Juliano Medeiros e Raul Pont

Diálogo à esquerda | Juliano Medeiros e Raul Pont

Diálogo. Franz Weissmann, 1979. São Paulo/SP

Apresentamos a seguir dois artigos em que Juliano Medeiros, Presidente Nacional do PSOL e Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre e membro da Direção Nacional do PT dialogam a respeito da conjuntura política, suas perspectivas e o papel da esquerda nesse contexto.

Raul e Juliano iniciaram este debate por ocasião do Colóquio “A luta democrática e o futuro da esquerda no Brasil: estratégias comuns de enfrentamento” realizado pelo Instituto Novos Paradigmas, em Porto Alegre, no início deste mês de julho.

O artigo de Juliano Medeiros, “O que está em jogo em 2018?” é inédito e publicado em nosso site com a autorização do autor. Ele fará parte do próximo número da Revista Socialismo e Liberdade, editada pela Fundação Lauro Campo do PSOL. Em “Diálogos na esquerda”, Raul Pont dá continuidade à reflexão e ao debate em diálogo com o artigo anterior e buscando referências no acúmulo da nossa tendência registrado na Revista Democracia Socialista.

Recomendamos fortemente a leitura de ambos:

Veja também

A ideologia do não dito | Arlete Sampaio

Por trás do apontamento de ideologias falsificadas, da tentativa de revisar e negar a nossa história, está a ideologia do capital que é antipovo, que atenta contra a soberania do Brasil e os interesses populares. A ideologia do capital é a não dita, porque não pode ser dita e sustentada para os fins que os ocupantes do poder querem, que é a hegemonia das ideias, o apoio popular. A moda da invencionice de ideologias esconde a verdadeira ideologia que pauta o governo Bolsonaro: a do capital que é cruel e danosa com o povo brasileiro.

Comente com o Facebook