Home / Temas / Juventude / Disponível para download o caderno de textos do Ativo da Juventude da DS

Disponível para download o caderno de textos do Ativo da Juventude da DS

 

Clique para baixar o PDF

Entre os dias 15, 16 e 17 de junho, a Democracia Socialista realiza, em São Paulo, o ativo da juventude. Abaixo disponibilizamos para download o caderno de textos. O documento consiste numa coletânea de textos reunidos para a formação e discussão da Juventude da Democracia Socialista. Além do texto-base do Ativo, primeiro texto na sequência e sujeito a emendas e alterações pela militância durante o curso da instância, apresentam-se leituras fundamentais  que resgatam a tradição teórica da nossa corrente.

CONVOCATÓRIA DO ATIVO DA JUVENTUDE DA DS

O Ativo é o maior espaço de reflexão e deliberação da Juventude da DS. É nele que se elege a nova Coordenação de Juventude e se elabora as diretrizes da atuação da nossa corrente nos próximos anos.

O último Ativo da juventude da DS, ocorrido em 2015, se situava em contexto bem distinto do atual. Vivíamos o início do fortalecimento do golpismo, que se alimentava de decisões do nosso próprio governo. Este, por sua vez, tinha o Ministério da Fazenda comandado por Joaquim Levy e colocava em marcha a tentativa de implementação de um ajuste incompatível com o programa eleito em 2014. O Ativo se esforçou para orientar-nos, em especial, na luta pela retomada de um programa de conquista de direitos e pela implementação de políticas públicas de juventude democratizantes.

De lá pra cá, efetivou-se o golpe e instalou-se a barbárie neoliberal no país. Hoje, o avanço da contrarrevolução neoliberal concede cada vez mais caráter autoritário e violento não só contra os direitos, mas contra os corpos resistentes ao seu programa antidemocrático. A intervenção militar no Rio de Janeiro e a execução da vereadora Marielle Franco, os ataques fascistas à caravana do ex-presidente Lula e a articulação midiática para encarcera-lo são alguns dos elementos que compõem esse novo caráter do golpe, que expressa cada vez mais o seu rompimento integral com o Estado Democrático de Direito.

Nesse período, a juventude da DS protagonizou a resistência nos mais diversos movimentos que constrói, à exemplo da Kizomba, do Enegrecer e da Marcha Mundial de Mulheres. Além disso, tem imprimido esforços na rearticulação da Juventude do PT depois do processo de esfacelamento materializado no 3º Congresso da JPT.

Agora, é necessário um espaço interno que nos organize para a disputa desse novo período de luta social no Brasil, de radical enfrentamento ao neoliberalismo e de luta pela retomada da democracia. A construção de uma organização de juventude que protagonize a resistência e a luta socialista é o desafio imposto e que nos exigirá grandes esforços para a composição de nossa nova direção e a elaboração de um programa à altura da juventude brasileira.

Para tanto, a Comissão Organizadora, eleita na Plenária de Juventude realizada durante a XII Conferência da DS, convoca o Ativo de Juventude da Democracia Socialista para os dias 15, 16 e 15 de Junho, em São Paulo. A divulgação do Caderno de Textos e orientações para a inscrição das delegações serão realizadas até o prazo de 22 de abril, data-início para a realização dos ativos estaduais.

Comissão Organizadora do Ativo da JDS

Veja também

Reino Unido continua vivendo impasse acerca da saída da União Europeia

Semana turbulenta no Reino Unido conforme se aproxima a data final para o país chegar a um acordo sobre sua saída da União Europeia, aprovado em um referendo em 2016 por uma pequena margem. Na última terça-feira (15) a proposta apresentada pelo governo da primeira-ministra Theresa May (Partido Conservador) foi rejeitada de forma contundente por 432 votos contrários e apenas 202 à favor, a maior derrota já sofrida por um governo na história da Grã-Bretanha.

Comente com o Facebook