Home / Conteúdos / Notícias / Editora Unesp lança “O Bloqueio da Venezuela em 1902” nesta sexta em SP

Editora Unesp lança “O Bloqueio da Venezuela em 1902” nesta sexta em SP

318614Com informações do site da Editora Unesp

Será lançado nesta sexta-feira (27) o livro O Bloqueio da Venezuela em 1902, suas implicações nas relações internacionais da época, de Ana Maria Stuart. O lançamento acontece a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes – Paulista, na região central de São Paulo.

O bloqueio da Venezuela pelas potências europeias em 1902, como meio de exigir o pagamento da dívida pública desse país, coloca questões que ainda hoje são substantivas no estudo das relações internacionais: dívida externa, intervenção estrangeira e marginalidade da América Latina no concerto mundial. Neste livro, Ana Maria Stuart desvenda a complexa trama de relações que existia entre os países que participaram, direta ou indiretamente, desse acontecimento histórico. Nesse caso, as posições oficiais do Brasil e da Argentina embutiam tendências que se consolidaram ao longo do século passado, diferenciando as suas posturas no marco das relações interamericanas e mundiais.

A análise histórico-comparativa das políticas externas de Brasil e Argentina, naquela conjuntura histórica, segundo a autora, “responde a um interesse que transcende o plano do acadêmico e se insere no plano do desejo: contribuir para o processo de conhecimento dos precedentes das suas relações, para que a história ilumine o presente em que surge uma agenda de interesses convergentes que poderão viabilizar no futuro a postergada integração dos países latino-americanos”.

Sobre a autora

Ana Maria Stuart (1945-2008) teve um papel destacado na construção da Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores. Em sua trajetória acadêmica, concentrou-se principalmente nas questões sobre a integração latino-americana e a democracia nas relações internacionais. Licenciada em Ciências Políticas e Diplomáticas na Universidade Nacional de Rosario (Argentina) obteve mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo. Foi docente de Relações Internacionais da Unes, além de pesquisadora do Centro de Estudos Contemporâneos (Cedec) e integrante do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nupri) da USP. Também era membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI).

image001 (1)

Veja também

Feminismo de esquerda é tema de debate rumo ao encontro setorial de mulheres

Como parte de um processo coletivo e aberto de preparação para o Encontro Secretaria de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook