Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Em vídeo, militantes da Kizomba convocam para o Plebiscito Popular

Em vídeo, militantes da Kizomba convocam para o Plebiscito Popular

1554059GABRIEL MEDEIROS

 

Estudantes, trabalhadores rurais sem terra, sindicalistas, partidos de esquerda, militantes de setores progressistas da Igreja, da OAB e representantes dos mais diversos movimentos sociais estão construindo pelo país inteiro mobilizações para transformar o sistema político brasileiro. Sistema político que institucionaliza a força do poder econômico sobre o processo eleitoral através da permissão do financiamento privado de campanha, que privilegia discussões personalistas ao invés de programáticas, que não prevê mecanismos eficazes de controle popular dos mandatos e que tem como reflexo um congresso nacional conservador e pouco representativo.

No cotidiano das políticas públicas, as consequências desse quadro são catastróficas. Aumentos abusivos de tarifas do transporte público, genocídio da juventude negra e ausência de políticas públicas voltadas para as mulheres são exemplos nítidos da direta conexão entre as regras do sistema político e a falta de representatividade que ele promove.

Para transformar essa realidade, MST, CUT, UNE, CNBB, PT, PCdoB e mais um conjunto de entidades, organizações, partidos e coletivos chegaram ao consenso de que é necessário conceber maior legitimidade às instituições democráticas através da inserção popular nos espaços de poder. Para tanto, é urgente a convocação de uma Constituinte exclusiva e soberana do sistema político. E, acreditando que o verdadeiro poder constituinte reside na vontade popular, está em processo de construção do plebiscito popular, a ser realizado de 1 a 7 de setembro, contendo a seguinte pergunta: “você é a favor de uma constituinte exclusiva soberana do sistema político?”

A juventude da Kizomba de Natal-RN convoca todas e todos a votarem sim e terem a ousadia de enxergar uma nova política possível, longe das garras do empresariado e protagonizada pelo povo.

Assista ao vídeo aqui.

Gabriel Medeiros é coordenador geral do DCE-UFRN

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook