Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / FMLN divulga nota sobre derrota nas eleições legislativas e municipais de El Salvador

FMLN divulga nota sobre derrota nas eleições legislativas e municipais de El Salvador

Supporters of presidential candidate Mauricio Funes of the leftist Farabundo Marti National Liberation Front (FMLN) cheer during one of his last campaign rallies before the upcoming elections in La Herradura March 10, 2009. El Salvador will hold its presidential elections on March 15.  REUTERS/Luis Galdamez (EL SALVADOR)
Supporters of presidential candidate Mauricio Funes of the leftist Farabundo Marti National Liberation Front (FMLN) cheer during one of his last campaign rallies before the upcoming elections in La Herradura March 10, 2009. El Salvador will hold its presidential elections on March 15. REUTERS/Luis Galdamez (EL SALVADOR)

A FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional) divulgou uma nota oficial com suas primeiras avaliações sobre a derrota sofrida nas eleições legislativas e municipais do último domingo (11). O partido de oposição ao governo de Mauricio Funes, a direitista Arena (Aliança Republicana Nacionalista), conquistou a maioria das cadeiras no Congresso e ainda conseguiu eleger Norman Quijano como prefeito da capital do país, San Salvador.

A FMLN, que governa o país desde 2009, obteve 31 cadeiras no Congresso, enquanto a Arena conquistou 33. Esse resultado aponta para a necessidade da formação de um governo de coalizão para continuar a avançar com as mudanças sociais que vem implantando no país. Para garantir a maioria no Legislativo, o partido terá que se aproximar da GANA (Grande Aliança pela Unidade Nacional), que obteve 11 cadeiras na votação.

Na nota, a FMLN reconhece a derrota e diz que fará uma grande avaliação interna para buscar as razões da derrota e corrigir os rumos do partido. Apesar do revés, a Frente comemorou a vitória em cerca de 90 municípios do país, muitos dos quais serão governados pela agremiação de esquerda pela primeira vez.

Leia abaixo a nota oficial da FMLN

Nota da Comissão Política da FMLN sobre as eleições de 11 de março de 2012 (Tradução: Rodrigo Mathias)

A Comissão Política da FMLN divulga suas primeiras avaliações sobre os resultados, conclusões e perspectivas em relação ao recente evento eleitoral.

1. Parabenizamos o povo salvadorenho pela sua manifestação de civilismo, expressa em sua participação no exercício do direito de escolher seus representantes nos governos locais e na Assembléia Legislativa.

2. Parabenizamos a militância da FMLN, seus simpatizantes e colaboradores pelo enorme esforço realizado em toda a campanha eleitoral, que se encerrará com a contagem dos votos.

3. Agradecemos a toda a população salvadorenha que confiou em nós ao voltar em nosso partido e nossas candidaturas.

4. Reconhecemos os resultados eleitorais preliminares sujeitos à contagem definitiva, que foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral que informam que obtivemos uma votação 2.9% menor que a do nosso principal adversário.

5. Destacamos a importante vitória do nosso partido e do nosso povo ao ganhar as eleições em 90 municípios, entre os quais se incluem, entre outros: Acajutla, Nuevo Cuscatlán, San Luis La Herradura, Quelepa, Mercedes Umaña e La Palma, que pela primeira vez serão governados pela FMLN. Em meio a essa vitória também reconhecemos que perdemos algumas importantes cidades em todo o país.

6. Expressamos ao povo salvadorenho que aceitamos os resultados com maturidade e responsabilidade, que vamos analisar com cabeça fria suas causas e as lições deste processo, para fazer a readequações que são necessárias e possíveis, com o compromisso de trabalhar melhor para a busca das soluções dos grandes problemas do país.

7. À nossa militância que tem sido testada nas vitórias e nas adversidades, pedimos que se comprometam a fazer uma avaliação responsável, com espírito autocrítico, colocando acima de tudo a unidade do partido como condição necessária para nos mantermos na rota das transformações.

 

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook