Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / FPA apresenta estudo sobre a trajetória do PT nas cidades brasileiras

FPA apresenta estudo sobre a trajetória do PT nas cidades brasileiras

740578
Foto: site PT

Analisar a trajetória para planejar o futuro do PT. Esse é o principal desafio proposto para a Fundação Perseu Abramo nos próximos anos, sob o comando de Marcio Pochmann. Um passo importante na direção deste objetivo foi dado na noite desta sexta-feira (24), no Rio de Janeiro. Cerca de 300 militantes lotaram as cadeiras e os corredores do auditório do CREA, na região central da cidade, para acompanhar a apresentação do estudo “30 anos do PT nos municípios”, realizado pela fundação.

Em uma breve apresentação, Pochmann falou sobre as características da trajetória de crescimento do número de prefeituras conquistadas pelo partido nas últimas três décadas. A análise dessa trajetória demonstra claramente uma diferença entre o PT e os demais partidos. Enquanto PPB (antiga ARENA e atual PP), PMDB, PFL/DEM e PSDB obtiveram seus melhores índices de conquista de prefeituras enquanto estavam no comando do poder central – com uma posterior queda após a saída do governo -, o PT apresentou uma ascensão gradual e contínua desde as eleições de 1982.

Veja aqui os números da pesquisa

Para o presidente da FPA, a realização de um grande estudo sobre os 30 anos de fundação do partido e os 10 anos à frente do governo federal é fundamental para a construção de um amplo debate sobre o projeto de país que o PT quer apresentar para a sociedade. Ele considera essa como sendo uma tarefa essencial na preparação da campanha para 2014.

Candidatura própria

Também presente no evento, o senador Lindbergh Farias complementou a fala de Pochmann, abordando a importância do papel do PT nos movimentos sociais, no período anterior à conquista do governo:

“A nossa resistência nos anos 90 foi fundamental para a realização deste governo. Se a gente não tivesse resistido eles teriam privatizado ainda mais. Sem o papel de empresas como a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa, seria muito mais difícil a implantação deste novo modelo que estamos construindo no país”, afirmou.

Pré-candidato do partido ao governo estadual, Lindbergh destacou o atual momento de unidade do partido em torno de sua candidatura e defendeu que o crescimento do PT no Rio de Janeiro potencializa o crescimento do projeto nacional petista.

Apoio presidencial 

Em sua fala, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, se mostrou em sintonia com Lindbergh. Falcão reafirmou seu apoio à candidatura do senador – arrancando efusivos aplausos dos presentes – e elogiou as Caravanas da Cidadania, que vêm sendo realizadas por todo o estado desde março deste ano.

O presidente ainda pediu à militância que se mobilize na divulgação das campanhas pela reforma política e pela democratização dos meios de comunicação, bandeiras que Falcão considera fundamentais para a concretização de um avanço ainda maior no país.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook