Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / III Congresso Nacional será lançado em 10 de fevereiro

III Congresso Nacional será lançado em 10 de fevereiro

A Comissão Executiva Nacional (CEN) divulgou resolução aprovada no último dia 12 sobre o 3º Congresso Nacional do PT, marcado para 6, 7 e 8 de julho de 2007.

O lançamento oficial do Congresso, segundo a resolução, acontecerá cinco meses antes, nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante encontro do Diretório Nacional do partido em Salvador (BA). A data coincide com o aniversário de 27 anos do PT.

Devido à proximidade com o Carnaval (20 de fevereiro), a Comissão Executiva alerta os integrantes do DN que não deixem para a última hora as reservas de passagens e hospedagens.

Leia a íntegra da resolução, que aponta cronograma de trabalho para a realização do 3º Congresso:

III Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores

Resoluções da Comissão Executiva Nacional de 12/12/2006

 

1. Regulamento do III Congresso

A secretaria-geral vai elaborar proposta detalhada de regulamento, com base no que já foi aprovado pelo DN. Submeterá por e-mail aos membros do DN do PT. Será levado para votação no DN de 10 de fevereiro.

2. Local do III Congresso

O III Congresso será realizado em Brasília. A secretaria-geral está providenciando local para a plenária e hotel para delegados. Será organizado um acampamento para hospedagem da juventude. Haverá atividades culturais durante os dias 6,7 e 8 de julho, simultâneas à plenária do III Congresso.

3. Lançamento do III Congresso

Será nos dias 9 e 10 de fevereiro (sexta e sábado) de 2007. No dia 9, a Secretaria de Relações Internacionais organizará um seminário sobre os desafios da esquerda latino-americana e caribenha, para o qual serão convidados todos os partidos amigos do PT. Na noite do dia 9, haverá um jantar com a presença do Lula. No dia 10, ocorrerá a reunião do diretório nacional do PT, ao final da qual será feito o lançamento oficial do III Congresso. Na noite do dia 10, grande festa popular para comemorar os 27 anos do PT. Local: Salvador, Bahia.

4. Tribuna de debates

Haverá duas Tribunas de debate do III Congresso. A primeira será mensal, em papel, sob a forma de separata da Teoria e Debate (ao todo, 20 mil exemplares). A segunda será semanal, eletrônica, com o mesmo modelo da TD Urgente, que foi ao ar na época do PED. Tamanho dos textos: 3 mil caracteres. Condição: ser filiado ao PT e estar em dia com suas obrigações financeiras. Lançamento de ambas no dia 10 de fevereiro. Prazo para entrega dos textos para a primeira edição da Tribuna de Debates (tanto em papel, quanto eletrônica): 10 de janeiro. Importante: para facilitar a diagramação, os autores dos textos devem indicar qual é o ponto de pauta do Congresso abordado no seu texto.

Saiba mais sobre a tribuna de debates

5. Debates nacionais

Serão organizados pelo partido e Fundação Perseu Abramo, onze grandes seminários nacionais, tentativamente nas seguintes capitais: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife,Aracaju, Fortaleza, Teresina, Rio Branco, Belém e Distrito Federal. Cada um destes seminários contará com três mesas, uma mesa para cada tema do Congresso (o Brasil que queremos, o socialismo petista, PT concepção e funcionamento). Os seminários serão divulgados amplamente, em parceria com Agência Carta Maior e com imprensa democrática.

Ao todo, haverá 11 debates x 3 mesas por debate = 33 mesas. Cada mesa terá três debatedores = 33 x 3 = 99 debatedores. A proposta é que nestes 99 tenhamos representação de vários segmentos: tendências, intelectualidade, movimentos sociais, governantes, parlamentares, amigos do PT não filiados.

Os nomes serão discutidos pela comissão organizadora. Se houver consenso, a própria comissão fará os convites. Se não houver, a comissão organizadora submeterá a  decisão à comissão política.

6. Debates estaduais e municipais

Cada diretório municipal e cada diretório estadual deve organizar, obrigatoriamente, no mínimo três debates entre as teses (que serão inscritas em 7 de março), um sobre cada ponto de pauta do III Congresso.

7. Debate entre os signatários dos projetos de resolução

Entre 25 de junho e 5 de julho, a direção nacional organizará pelo menos três debates entre os signatários dos projetos de resolução. Cada um destes debates será divulgado amplamente, via internet, rádio, televisão e imprensa.

8. Material de apoio

A Secretaria Nacional de Formação Política produzirá, com apoio da Fundação Perseu Abramo e sob supervisão da comissão organizadora do congresso, três vídeos, abordando de maneira didática e plural cada um dos pontos de pauta do III Congresso. Esses vídeos poderão ser utilizados em atividades públicas e / ou de formação política de base.

9. Comissão do III Congresso

Gleber Naime, Joaquim Soriano, Romenio Pereira, Valter Pomar, Marco Aurélio Garcia + deputado/a federal ou estadual indicado/a pela bancada + senador/a indicado/a pela bancada + militante sindicalista + militante da contag + militante sem terra + militante do movimento popular + militante da juventude + militante do movimento de mulheres + militante do movimento negro + militante glbt + militante ppd + militante do setorial de meio ambiente + representante dos núcleos do PT no exterior + amigo não-filiado + militante do movimento de economia solidária + prefeito/a + governador/a + intelectual+ representante da Fundação Perseu Abramo + militante do movimento de cultura + vereador/a + militante do setorial de indígenas.

Representantes das tendências/teses serão considerados observadores permanentes.

As atribuições da  comissão, que  se reunirá  bimestralmente, são as seguintes: organizar o III congresso; ser a expressão pública da “ sociedade petista”.

Gleber Naime, Joaquim Soriano, Romênio Pereira e Valter Pomar integram o grupo de trabalho executivo. Será constituída uma equipe de funcionários, sob supervisão da Secretaria-Geral.

10. Próximas reuniões do grupo de trabalho executivo

18/01 – 10h, na sede em São Paulo

01 de fevereiro durante o dia


Saiba mais sobre os prazos de filiação do III Congresso

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook