Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Jornais históricos do PT ganham versão digital

Jornais históricos do PT ganham versão digital

A Fundação Perseu Abramo tem o prazer de trazer ao público os jornais históricos do Partido dos Trabalhadores. Os periódicos refletem os 39 anos de resistência e luta política ao lado do povo. Em um momento em que estamos sendo alvo de ataques e calúnias, resgatar a memória se torna tarefa fundamental. Nos permite dar visibilidade às experiências de construção do partido nos quatro cantos do país. Os jornais de circulação nacional agora acessíveis online nos ajudam a compreender a jornada travada ao lado dos trabalhadores ao longo de sua história.

Estão digitalizados, ao todo, 300 edições do Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional e PT Notícias. Periódicos de circulação nacional do Partido dos Trabalhadores que circularam de 1982 a 2005, quando as notícias começaram a ser veiculadas através da página do partido na internet. Junto ao acervo disponível, de fotografias e cartazes, somam mais de 50 mil registros integrando nossa base de dados.

Antes do Jornal dos Trabalhadores, tivemos algumas iniciativas de menor fôlego, com um ou dois números lançados. Já este, teve 21 edições quinzenais, lançadas até 1983, quando o PT passa a produzir o Boletim Nacional, lançado até o ano de 1994. O Boletim era de circulação nacional, distribuído aos militantes do partido (diferente do Jornal dos Trabalhadores que era dirigido a militantes e aos trabalhadores em geral). Foram lançadas 91 edições sequenciais, além de edições especiais. Em 1996 foi lançada a primeira edição do PT Notícias, órgão informativo oficial do partido, que substituiu o Boletim Nacional. Inicialmente foi um semanário, passando a ser publicado, posteriormente, a cada vinte dias, e circulou até maio de 2005. Foram lançadas 161 edições sequenciais e 16 edições especiais, além dos encartes.

Todo este conteúdo está disponível online, e nos ajuda a compreender os caminhos da história política do país ao longo de quase 30 anos. Acesse o portal, visite o acervo e descubra o que estava ocorrendo no Brasil no ano em que você entrou no PT. O site é acervo.fpabramo.org.br

Originalmente publicado em Fundação Perseu Abramo.

Veja também

Nem só de notícia boa vive o militante! | Joaquim Soriano

O Diretório Nacional também aprova propostas equivocadas. Péssimas para a democracia partidária. Após o longo …

Comente com o Facebook