Home / Conteúdos / Artigos / Jornal Democracia Socialista Edição Eletrônica n°25(353) – maio de 2010

Jornal Democracia Socialista Edição Eletrônica n°25(353) – maio de 2010

Download e orientações para gráfica

 

Nesta edição Se preferir, clique aqui e  baixe a versão PDF do jornal

 

Muito além de evitar retrocesso
Eleições 2010. Plataforma da CUT quer ofensiva e defende participação popular.
Disputa aberta. Lançamento da pré-candidatura de Dilma, no 4º Congresso do PTA disputa presidencial de 2010 tem organizado posições e iniciativas das forças sociais em movimento no Brasil hoje. Está em jogo a possibilidade de avanço rumo ao projeto democrático e popular ou o retorno ao período desastroso de hegemonia neoliberal. O grande desafio do movimento sindical cutista é vincular a disputa eleitoral com a disputa de projetos para o Brasil.

Com esse objetivo, a concepção de desenvolvimento apresentada na Plataforma da CUT para as Eleições 2010 organiza a intervenção sindical nesta conjuntura. O conjunto dos elementos que compõem a formulação da central está sistematizado em forma de diretrizes e propostas que foram publicadas nessa Plataforma, que procura combinar crescimento econômico com três eixos estruturantes: valorização do trabalho; igualdade, distribuição de renda e inclusão social; e Estado democrático com caráter público e participação ativa da sociedade.

Ofensiva
A classe trabalhadora e as eleições 2010
Plataforma da CUT
Um instrumento para disputar rumos
 

ENTREVISTA

 

10 anos de Marcha e 100 anos de 8 de março
Nalu Faria fala sobre a ação internacional de 2010

Cerca de 3 mil mulheres caminharam de Campinas a São Paulo na 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. O ato marcou os 10 anos da Marcha e os 100 anos da proposição do 8 de março como Dia Internacional das Mulheres. Sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, elas marcharam por 10 dias, participaram de atividades culturais e de formação política ao longo da jornada. Confira entrevista de Nalu Faria, da coordenação nacional da MMM, sobre a ação no Brasil e em âmbito internacional.

saiba mais »

 

 

FORMAÇÃO POLÍTICA

 

Uma nova geração e uma tradição de esquerda
Seguindo a Conferência, DS dá início a processo nacional de formação.

No mês de fevereiro, a Democracia Socialista reuniu noventa dirigentes de todas as regiões do país e de todas as áreas de atuação, durante quatro dias, na capital federal. A pauta: estudar a atualidade do nosso projeto para a construção socialista do Partido dos Trabalhadores. Intercalado com uma etapa de estudo a distância, o projeto de formação segue para a terceira etapa no mês de junho.

saiba mais »
Mais…
Uma celebração atual, 100 anos depois
Paraná: Corrupção, medo e represálias na Alep
DF: Em busca da redenção
Hobsbawn: A terceira crise
Fóum Social Mundial inova no formato
A derrota de Sarkozy
 

EDIÇÕES ANTERIORES
Jornal DS – 24 (novembro 2009)Jornal DS – 22 (abril 2007)

Jornal DS – 19 (junho 2006)

Jornal DS – 18 (abril 2006)

Jornal DS – 17 (março 2006)

Jornal DS – 16 (fevereiro 2006)

Jornal DS – 15 (dez/2005 e jan/2006)

As edições anteriores a 2006 do jornal Democracia Socialista estão disponíveis, na íntegra, no site, porém não estão catalogadas por edição. Utilize a ferramenta de busca no topo da página, à direita, para localizar uma matéria específica. Caso queira fazer busca relativa ao Jornal Em Tempo, utilize as referências indicadas na nossa seção de arquivo.

Veja também

Nota de pesar pelo falecimento de João Hernesto Weber

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de João Hernesto Webers. Neste momento de tristeza e dor, em nome do PT e da Democracia Socialista, transmitimos nossa solidariedade à Cátia, suas filhas e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook