Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Juarez Guimarães recebe homenagem na Câmara de Vereadores de BH

Juarez Guimarães recebe homenagem na Câmara de Vereadores de BH

1126259Com informações do site do deputado Reginaldo Lopes

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães, recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte na última quinta-feira (31). A iniciativa da homenagem foi do vereador Adriano Ventura (PT).

Em seu discurso, emocionado, o companheiro Juarez Guimarães, que é membro da Direção Nacional da DS, agradeceu aos presentes e fez referências aos amigos e personalidades que contribuíram com sua formação política, humana e intelectual. Lembrou a luta pela democracia, em especial pelo socialismo democrático, interrompida pelo golpe Militar de 64, e retomada posteriormente. “As lutas pelo socialismo criam entre nós tantas comunidades de destinos que vão se ampliando ao longo da vida, tantas pessoas que tivemos a oportunidade de encontrar e muitas delas estão aqui hoje”.

E completou. “A militância socialista nasceu do duro enfrentamento da ditadura militar. Temos a consciência de que estamos imersos num círculo nacional de emancipação do povo brasileiro que foi brutalmente interrompido em 64, mas que soube reorganizar as suas razões na história e prossegue até os dias de hoje”.

Para Guimarães, o socialismo democrático é a cristalização da democracia e, apesar de não haver mais ditadura, o povo brasileiro não é soberano, não está bem representado nas instituições democráticas. O professor reforçou que se o país está próximo de eliminar a miséria absoluta, ainda convive com uma das maiores desigualdades sociais do mundo, onde não há repartição da propriedade, da renda e do acesso a bens públicos. “O socialismo democrático é o enigma não resolvido do povo brasileiro em seu processo histórico de emancipação”.

Finalizando, Guimarães destacou a esperança que o move, a esperança equilibrista, crítica, capaz de reconhecer e superar os próprios erros, esperança no povo, esperança democrática, capaz de criar outra vida. “A esta esperança dediquei os últimos 40 anos e pretendo continuar dedicando, ao lado dos grandes companheiros de geração”.

Depoimentos

Propositor da honraria, Ventura destacou as qualidades que fazem de Guimarães um grande exemplo e destacou a militância petista de mais de 40 anos. “Somos do PT com muito orgulho e somos da corrente Mensagem ao Partido, nos aproximamos pelo zelo aos mais pobres, pela simplicidade, pela luta por aqueles que não têm vez e voz. Juarez é um militante na Academia, no PT, nos movimentos sociais, na juventude, nas nossas correntes, na luta social, pela dignidade humana e pela preservação ambiental”, disse.

O presidente do PT mineiro, o deputado federal Reginaldo Lopes também parabenizou Guimarães pela justa homenagem.  “Juarez é exemplo da capacidade de manter o diálogo e promover o encontro geracional. Sua militância diária e prática está sempre combinada com uma capacidade de pensar que nos enriquece e transforma a vida das pessoas. Que possamos sempre aprender com este nosso grande orientador”, afirmou.

O ex-ministro Patrus Ananias, amigo de longa data de Guimarães, deu um depoimento sobre a dimensão política, intelectual e humana do professor da UFMG. “Lutamos por uma sociedade justa e digna e Juarez preserva esse idealismo permanente e sabe que nós precisamos recuperar a dignidade da palavra socialismo. Juarez é um socialista comprometido com a democracia participativa, que confia no povo e nos mecanismos da democracia direta. Não há liberdade fora do espaço político. A liberdade é uma construção dentro do estado e da sociedade politicamente organizada”, salientou.

Entre os presentes na homenagem estavam os deputados estaduais Adelmo Leão, André Quintão, Paulo Lamac e Rogério Correia, os vereadores Pedro Patrus e Juninho Paim, a presidente da CUT Beatriz Cerqueira, o ex-vereador Betinho Duarte e da diretora da União Estadual dos Estudantes (UEE) de Minas, Moara Saboia.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook