Home / Conteúdos / Artigos / Márcio Pessatti é candidato a presidente do PT no Paraná

Márcio Pessatti é candidato a presidente do PT no Paraná

O historiador Márcio Pessatti, 48, disputará a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná. Com o apoio do deputado federal Dr. Rosinha, do deputado estadual Professor Lemos e da vereadora curitibana Professora Josete, entre outras lideranças da capital e do interior.

“De todos os candidatos, Márcio Pessatti é quem melhor conhece o Estado do Paraná e o próprio partido”, aponta Dr. Rosinha. “Márcio é o único capaz de tirar o PT da situação de baixa representatividade social em que se encontra hoje, até porque se dedicará em tempo integral à tarefa de presidir o PT.”

O PED (Processo de Eleições Diretas), marcado para 22 de novembro, irá renovar todas as instâncias de direção do partido, além de eleger delegados para o 4º Congresso do PT, que acontecerá em 2010. Em todo o país, cerca de 826 mil filiados petistas de 4,6 mil municípios estão aptos a votar.

“Queremos que o PT do Paraná assuma a condição de principal força política no Estado, e deixe de atuar como mero coadjuvante do PMDB”, afirma Márcio Pessatti. “Defendemos que o partido lance uma candidatura própria à sucessão de Roberto Requião e que passe a ter uma relação mais orgânica com os movimentos sociais, e não utilitarista.”

Já em campanha, Márcio Pessatti percorrerá neste fim de semana as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Assis Chateaubriand, onde se reunirá com grupos de militantes do partido.

Na disputa nacional, Pessatti apoia a candidatura do deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), da chapa Mensagem ao Partido, à presidência do PT.

Márcio Pessatti já exerceu as funções de secretário-geral, secretário dos Movimentos Sociais e de vice-presidente do estadual PT – foi inclusive presidente em exercício, no ano 2000. Na última década, coordenou diversas campanhas eleitorais e processos de elaboração de programas de governo de candidatos petistas em eleições municipais e estaduais.

Ligado à área cultural, atuou como ator e diretor de peças de teatro. Atualmente, ministra oficinas de teatro popular em cidades do interior. Iniciou sua militância na Pastoral Operária, em Curitiba, junto com militantes históricos como Gilberto Carvalho e Claus Germer.

Além de Márcio Pessatti, os deputados Tadeu Veneri e Ênio Verri também já declararam que irão disputar a sucessão de Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT paranaense, que não deve concorrer à reeleição.

Uma lista preliminar de parlamentares e lideranças que apoiam Márcio Pessatti:

Deputado Federal Dr Rosinha;
Deputado Estadual Professor Lemos;
Marlei Fernandes Carvalho, Presidente APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação;
Joacir Antonio Lazzaretti – Prefeito de Anahy
João Costa de Oliveira – Prefeito de Porto Barreiro
Vereadora Professora Josete – Curitiba
Vereadora Professora Lirani – Fazenda Rio Grande
Vereador Paulinho da Saude – Toledo
Aniely Cristina das Neves Hartt – Vereadora Diamante do Sul;
Humberto José Henrique – Vereador Maringá
Antonio Carlos Aleixo – Diretor Fecilcam- Faculdade Estadual de Ciências e Letras de  Campo Mourão;
Antonio Abreu Castanha – Vereador de Dois Vizinhos;
Agenor Ferreira dos Santos – Vereador de Laranjal;
Claudemir Torrente – Vereador de Quedas do Iguaçú
Miro Vidal – Vereador de Jaguapitã;
Alessandro Sinti – Vereador de Miraselva;
Cleuza Okuyama – Vereadora de Arapongas;
Celestino Denardim – Vereador de Braganey

Íntegra da tese nacional da Mensagem ao Partido
http://drrosinha.com.br/conteudo.phtml?id=243

Membros da chapa nacional Mensagem ao Partido
http://drrosinha.com.br/conteudo.phtml?id=237

Carta de apresentação da candidatura de José Eduardo Cardozo
http://drrosinha.com.br/conteudo.phtml?id=234

Veja também

Carta ao povo brasileiro

Em texto enviado neste domingo (13) movimento reafirma convicção na inocência de Lula defende seu direito de concorrer às eleições presidenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook