Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / MDA reúne mulheres para discutir o desenvolvimento rural sustentável e solidário

MDA reúne mulheres para discutir o desenvolvimento rural sustentável e solidário

846443Do site do MDA

Mulheres rurais e representantes do governo se reúnem em Brasília, a partir desta terça (2), para debater políticas públicas para igualdade entre mulheres e homens no âmbito do desenvolvimento rural sustentável e solidário. A Conferência Setorial de Mulheres, organizada pela Diretoria de Política para Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), debaterá questões estratégicas para a organização e consolidação do trabalho das mulheres campo. O evento será realizado em dois dias, terça (2) e quarta-feira (3), das 8h às 18h, em Brasília.

A reunião faz parte do processo preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), prevista para outubro. Estarão reunidas 100 representantes de movimentos sociais e governo, sendo 2/3 da sociedade civil. O grupo irá elaborar um documento com 10 propostas que irão ser apresentadas na etapa nacional e integrarão o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

“Esta conferência se apresenta como um marco importante no debate e afirmação de políticas públicas para mulheres rurais. E vem tanto para afirmar conquistas já consolidadas institucionalmente, como apontar a necessidade de ampliação dos direitos destas mulheres”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora.

O objetivo do encontro é fortalecer a participação das mulheres rurais na elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Nesta edição da CNDRSS, o grupo conseguiu um avanço importante. Pela primeira vez a seleção dos delegados para as etapas estaduais e nacional deverá ser feita em regime igualitário, garantido, assim, que 50% sejam mulheres.

A representante da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, a piauiense Márcia Regina Braga, afirma que tem boas expectativas para o evento. “O momento desta conferência é muito importante para estarmos levando representação. Temos a oportunidade de participar ativamente das discussões e esperamos trazer notícias boas para as mulheres rurais da nossa região”, pontua.

A Conferência

O objetivo geral da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos, com projeção até 2030. A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário está prevista para outubro de 2013. Até lá, serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, livres, estaduais e distrital.

Serviço : Conferência Setorial de Mulheres 

Data: 02 e 03 de julho (terça e quarta-feira)

Horário: das 8h às 18h

Local: Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio. Avenida W5, SGAS 902, Bloco C. Brasília (DF)

O credenciamento das participantes será feito na recepção do local do evento, no dia 2 de julho das 8 às 9 horas.

Programação 

2 de julho de 2013

8h – Credenciamento

9h – Abertura

10h – Painel de Abertura: A construção da igualdade no Desenvolvimento Rural Sustentável.

11h – Aprovação do Regimento da Conferência Nacional Setorial de Mulheres e Apresentação do Processo da II CNDRSS.

12h –Almoço

14h – Mesa 1: Mulheres e o fortalecimento da agricultura familiar com gestão territorial e participação social.

16h – Mesa 2: Mulheres na Reforma Agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais.

3 de julho de 2013

08h30 – Orientação para os trabalhos em grupo por eixos temáticos.

9h – Trabalho em grupo por eixos temáticos

12h – Almoço

14h – Socialização dos trabalhos em grupo e Plenária de aprovação das propostas.

17h – Encerramento

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook