Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Morales vence em seis de nove estados

Morales vence em seis de nove estados

Projeções de boca de urna já davam vitória, ontem, ao MAS (Movimento ao Socialismo), do presidente Evo Morales, em seis dos nove governos de departamentos na Bolívia e em sete das dez principais prefeituras do país andino, nas eleições realizadas no último domingo.

Segundo os dados da rápida pesquisa difundida pelos meios de comunicação privados locais, a vitória do MAS incluiu o departamento amazônico de Pando, que estava nas mãos da oposição e formava parte da chamada “Media Luna”. Nesse departamento, registrou-se o resultado mais disputado, pois o MAS venceu com 49,7% dos votos, dois pontos mais que o ex-senador conservador Paulo Bravo.

Esse resultado vem sendo classificado como um revés para os líderes da direita opositora, que ainda mantém os governos de Beni, Tarija e Santa Cruz. O MAS continua governando La Paz, Oruro, Potosí, Cochabamba e Chuquisaca.

O presidente boliviano, Evo Morales, depois de saber desses resultados, convocou os líderes da oposição a se somarem a seu projeto político. Disse que “a mudança não vai parar e está expressa nas urnas; se não podem somar-se, pelo menos, contribuam, para que o povo saia ganhando”.

De outro lado, em um encontro com dirigentes da Central Obrera Boliviana (COB), Evo pediu aos sindicatos do país que incrementem as reivindicações consequentes com as possibilidades de seu governo, para que a nação andina possa se “libertar economicamente” das instituições financeiras internacionais.

(Com informações do Granma)

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook