Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Município baiano chega à quinta gestão consecutiva do PT

Município baiano chega à quinta gestão consecutiva do PT

401431Único do país a atingir a marca, Pintadas é administrada pelo Partido dos Trabalhadores desde 1997

Do site do PT

Com o resultado do primeiro turno das eleições municipais, o município de Pintadas se tornou o único do país a chegar à quinta gestão consecutiva dirigida pelo Partido dos Trabalhadores. Com a vitória do candidato Edenivaldo Ferreira Mendes, com 3.362 votos, a cidade situada no Território da Bacia do Jacuípe, consagra o mandato mais longo dirigido pela legenda no Brasil.

Segundo o atual prefeito, Valcyr Rios, o êxito eleitoral ao longo destes anos é resultado das diversas lutas dos movimentos sociais. “A chegada do PT à prefeitura foi precedida de uma história de luta e comprometimento com as causas sociais. O segredo do trabalho que realizamos em Pintadas é simples: eficiência na gestão e na política. Isto vem correspondendo com a expectativa do povo e com a vitória de Lula, depois de Wagner, este projeto foi consolidado”, afirma.

A deputada estadual Neusa Cadore foi a primeira prefeita do PT no município, rompendo o círculo das administrações carlistas. “Quando assumiu a prefeitura em 1997, ela enfrentou a retaliação do governo estadual, mas conseguiu implementar uma série de políticas sociais com apoio do movimento social organizado, de ONGs internacionais e conseguiu fazer o ajuste nas contas públicas. Só com a vitória de Lula, e depois de Wagner, Pintadas conseguiu canalizar mais recursos”, destaca Valcyr.

Desde a primeira gestão, Pintadas conseguiu avançar em todas as áreas sociais, com investimento em políticas públicas, gestão de forma compartilhada com os diversos setores sociais e a inversão das prioridades no orçamento público. As ações renderam reconhecimento ao município como o prêmio de Gestão Pública e Cidadania pela Fundação Getúlio Vargas (2003), o de Melhores Práticas, pela Caixa Econômica Federal (2004), a indicação ao Prêmio da Revista Cláudia, o prêmio SEED Internacional ao projeto Pintadas Solar (2008), que testa o uso de tecnologias renováveis na agricultura irrigada, dentre outros. Nesse período, vale também destacar que Pintadas foi a primeira do Nordeste a alcançar a marca de 100% de cisternas na zona rural do município, amenizando o grave problema da seca que atinge as populações do semiárido.

“Dentre os fatores que possibilitaram a afirmação do projeto político de Pintadas estão a manutenção de um espaço permanente de articulação entre as organizações sociais e poder público, a relação política com as bases e a unidade partidária, além da forte mobilização do povo pintadense”, ressalta a deputada Neusa Cadore. A parlamentar cita ainda conquistas importantes nos últimos anos, a exemplo da construção da rodovia Pintadas-Ipirá, o Pólo da Universidade Aberta do Brasil, a universalização do esgotamento sanitário e a água doce.

A deputada Neusa Cadore destaca que o desafio do futuro é repensar o projeto político, aproveitando as muitas oportunidades que estão colocadas hoje, construindo um permanente processo de diálogo, sobretudo com o movimento social, a juventude e as mulheres.

(Assessoria do Mandato Neusa Cadore-PT/BA)

Veja também

Paineis reúnem especialistas para explicar avanço da extrema-direita no mundo | Henrique Nunes

Iniciativa do Centro de Análise da Sociedade Brasileira da FPA, o CASB, terá quatro mesas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook