Notícias
Home / Temas / Brasil / Nalu Faria, da Marcha Mundial das Mulheres, fala sobre protagonismo feminino

Nalu Faria, da Marcha Mundial das Mulheres, fala sobre protagonismo feminino

Nalu Faria, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres, em entrevista à Rádio Brasil de Fato / Foto: José Eduardo Bernardes

A última edição do programa “No Jardim da Política”, transmitido pela Rádio Brasil de Fato às quintas-feiras a partir das 14h30, teve como convidada a psicóloga e coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria. Ela também coordena a Sempreviva Organização Feminista (SOF). O rapper e compositor paulista Crônica Mendes também concedeu entrevista ao programa. No bate-papo, o artista ressaltou que a arte tem no atual contexto do país: “é a resistência para nossa existência”.

A Marcha Mundial das Mulheres teve início em 2000 e se espalhou por diversos lugares do mundo, contou Nalu. Atualmente, são 70 países, e o Brasil protagoniza a marcha de mulheres considerada mais relevante. A mobilização atua com uma agenda feminista anti-sistêmica e vai além das questões políticas no Congresso. Temas como saúde, moradia, soberania alimentar, sexismo, racismo, entre outros, fazem parte da bandeira destas mulheres, que buscam uma sociedade mais justa.

Enfrentar a sociedade como mulher é carregar questões de séculos, onde as mulheres sempre foram culpadas e estereotipadas ao longo dos anos como forma de controle. “A história de castigo e estigma das mulheres é muito grande e é uma arma poderosa para minar nossa força. Mulheres são sempre tratadas como seres não pensantes nos meios de comunicação, reforçando estereótipos e desigualdades”.

Nalu explica que o protagonismo e a resistência das mulheres já vem de muito tempo e vê com bons olhos os pequenos avanços atuais, como a grande mobilização orgânica protagonizada por mulheres de todo o Brasil em torno da campanha #elenão, contra a candidatura misógina de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência.

O pequeno aumento de cadeiras ocupadas por mulheres no Congresso também é algo positivo, porém, longe de ser o ideal: “Como o sistema político brasileiro é pouco democrático, esses avanços sempre são limitados. A gente tem que buscar construir força popular”, afirma.

A psicóloga também elogia as políticas públicas dos governos Lula e Dilma, que permitiram o protagonismo das mulheres de forma mais efetiva por conta da articulação entre políticas como o “Minha Casa, Minha Vida” e o “Bolsa Família”, que são cadastrados nos nomes das mulheres.

Ainda sobre as especificidades de ser mulher em uma sociedade patriarcal, questionada por uma ouvinte sobre o feminismo rejeitar o feminino, Nalu explica que o movimento feminista não aceita o feminino criado e imposto pela sociedade patriarcal: frágil, inferior e ruim, pertencente à estereótipos de gênero. Porém, ressalta que o feminino real, com as qualidades das mulheres como criação de vínculos e desenvolvimentos de habilidades, é preciso enaltecer.

Acompanhe o programa No Jardim da Política na Rádio Brasil de Fato pelo site ou pelo aplicativo do BdF disponível no Google Play. O programa tem duração de 1h30 e também será transmitido no Facebook. É possível contribuir com perguntas e comentários através do número da Rádio BdF (11) 94503-4203.

Ouça o programa aqui.
Matéria publicada originalmente no Brasil de Fato.

Veja também

O que nos dizem as pesquisas sobre o desempenho do governo Lula?

Pesquisas recentes dos institutos Quaest, Atlas, e IPEC foram amplamente noticiadas pela mídia, abrindo margem …

Comente com o Facebook