Notícias

Últimas Notícias

O papel dos preconceitos | Luiz Marques

Ninguém escapa da vida corriqueira e das questões triviais que acompanham-nos desde o momento em que acordamos, fazemos o desjejum, saímos de casa e trocamos impressões com pessoas sobre o tempo e o futebol. O dia a dia é a esfera onde os preconceitos cimentam o habitus. A rigidez com …

Leia mais »

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do livro “A penúltima revolução da Europa: da revolução dos cravos à contrarrevolução neoliberal”, de autoria de Fernando Rosas e Francisco Louçã. Para instigar a leitura, reproduzimos, abaixo,  parte da apresentação da obra, de autoria de …

Leia mais »

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha da pobreza em 2023, o equivalente à população do estado do Ceará. Redução da pobreza é resultado da diminuição do desemprego, do aumento real do salário mínimo e da ampliação do programa Bolsa Família Os …

Leia mais »

Destaques do DS

fevereiro, 2024

novembro, 2023

  • 24 novembro

    Entrevista: Militarização da educação | Walkiria Mazeto

    Em entrevista exclusiva para o Portal da Democracia Socialista, Walkiria Mazeto, presidenta da APP Sindicato, aborda a preocupação sobre a militarização das escolas, discutindo o impacto desse processo na qualidade da educação pública e na formação integral dos estudantes, e os retrocessos que a militarização da educação representa para o …

    Leia mais »

outubro, 2023

  • 25 outubro

    Poemas do Enforcado | Pedro Tierra

    Um registro necessário do assassinato de Wladimir Herzog. Estes poemas foram escritos nos últimos dias de outubro de 1975, no Presídio do Barro Branco, na Zona Norte de S. Paulo. O poeta passara, em 1973, pela cela onde foi fotografado o corpo do jornalista Vladimir Herzog, nas dependências do DOI-CODI …

    Leia mais »