Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / O PT, a luta pelo socialismo e o governo Lula

O PT, a luta pelo socialismo e o governo Lula

Mobilização. Articulação de Esquerda e Democracia Socialista organizam seminário.

O governo Lula é uma experiência inédita na história brasileira: pela primeira vez, um presidente de origem operária, candidato de um partido de esquerda, vence as eleições presidenciais em nosso país.

Para chegar ao governo, entretanto, os principais partidos da esquerda brasileira optaram por um caminho bastante conhecido, aqui e fora do país: o rebaixamento programático, uma ampla política de alianças e uma estratégia de centro-esquerda. Como resultante, a política econômica do governo não enfrenta a hegemonia do capital financeiro sobre a economia nacional, o que condiciona e limita a execução de nosso programa em diferentes áreas, além de agravar a situação social e ampliar o desemprego.

2salgado

Diante deste quadro, amplos setores da esquerda brasileira, inclusive grande parte da direção do PT, defendem mudanças imediatas e profundas na política econômica. Exemplo claro é a nota aprovada consensualmente pela Executiva Nacional do PT, no dia 5 de março.

Mudar o rumo

A luta pela mudança na política econômica é parte de uma batalha mais geral, pela mudança dos rumos do partido e do governo. A busca vai no sentido de harmonizá-los com os objetivos socialistas que levaram o Partido dos Trabalhadores a se tornar, nos últimos 20 anos, uma das maiores expressões da esquerda mundial.

Esta mudança mais ampla exigirá dos socialistas que atuam no PT três grandes desafios. Uma atualização do nosso programa e de nossa estratégia, a unidade de ação (nos governos, nos parlamentos, nos movimentos e no partido) da esquerda petista, em diálogo com todos aqueles que se colocam essas preocupações, e a ampliação de nossas fileiras, compensando as perdas que sofremos com a saída daqueles que desistiram da disputa do PT.

A Articulação de Esquerda e a Democracia Socialista – duas das muitas tendências da esquerda petista – decidiram dar alguns passos concretos neste sentido. O primeiro será a realização de um seminário nacional sobre “O PT, a luta pelo socialismo e o governo Lula”. Entre os temas que serão debatidos estão: a luta pelo socialismo – programa e estratégia, situação internacional e nossa política, conjuntura nacional, a ação dos movimentos sociais e a disputa pelos rumos do Partido dos Trabalhadores.

O evento, organizado em conjunto pelas duas tendências, pretende debater os desafios enfrentados pela esquerda brasileira, especialmente desde 2002. Acima de tudo, uma contribuição para a batalha travada pela mudança dos rumos do partido e do governo.

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook