Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Outro modelo econômico é possível – Maio 2003

Outro modelo econômico é possível – Maio 2003

2326157Acessível em Publicações, neste sítio.

Outro modelo econômico é possível – Maio 2003

Em 2003 a Democracia Socialista criticou a política econômica com base nas diretrizes programáticas definidas pelo PT no 12º Encontro Nacional, realizado em 2001, em Olinda. O centro da crítica à política econômica conduzida por Pallocci, então Ministro da Fazenda, e Meirelles, presidente do Banco Central, era que ela não iniciava uma transição para superar o neoliberalismo rumo ao projeto que mais tarde (a partir de 2005) foi deslanchado. Nas diretrizes de 2001 – que orientava o programa eleito em 2002 – falava-se claramente em ruptura com o neoliberalismo. Dada a situação econômica do país de vulnerabilidade externa (sem reservas internacionais e sob o crivo dos acordos com o FMI), de inflação alta e ascendente, alto desemprego e baixo crescimento, admitia-se um período de transição para o novo modelo de desenvolvimento.

Essa via, no entanto, foi enfraquecida pelo compromisso prévio com os banqueiros, expresso na chamada Carta ao Povo Brasileiro, votada por maioria no Diretório Nacional em plena campanha de 2002 e que a DS denunciou como uma conciliação inadmissível. O período inicial da política econômica do governo Lula foi marcado por uma agenda conservadora, elevação dos juros, baixo crescimento e por um discurso para agradar o mercado. O programa efetivo do governo, na prática e no discurso, entrava em choque com o programa eleito.

O documento Outro modelo econômico é possível foi fundamental para o debate do partido e para a própria DS manter sua identidade, suas convicções, ao mesmo que participava do governo e na direção do PT, em um ambiente de perda de identidade programática do governo e do partido (que era seguidista em relação ao governo). Importante notar que esse debate se desenvolveu no partido e no próprio governo. Sua superação em termos de uma nova política econômica deu-se em 2005 no bojo da crise do chamado mensalão. Nosso debate partidário estratégico teve um papel central nesse desfecho favorável.

Acesse o documento aqui: https://democraciasocialista.org.br/wp-content/uploads/2016/08/pageflip-97000-145802-lt_Outro_modelo_econmico-5767659.pdf

Veja também

Com Lula, pobreza e extrema pobreza recuam em 25 estados e no DF

Estudo do Instituto Jones dos Santos Neves revela que 8,6 milhões de brasileiros deixaram linha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook