Home / Conteúdos / Notícias / Portugal, Chile e Paraguai também vivem dias de mobilização

Portugal, Chile e Paraguai também vivem dias de mobilização

]832449Por Iuri Faria Codas

Enquanto o Brasil passava pelas suas maiores manifestações populares dos últimos 20 anos, em outros países protestos de grande escala também ocorriam.

Em Assunção, capital do Paraguai, na última sexta-feira, cerca de quatro mil pessoas se reuniram – declaradamente inspiradas pelos acontecimentos no Brasil – para protestar por melhores serviços do transpote urbano, contra o aumento que deputados haviam aprovado para suas próprias aposentadorias entre outras pautas. São as maiores manifestações desde o primeiro semestre do ano passado. Inicialmente, houve atos com críticas focadas nos senadores e deputados paraguaios e, após o golpe no presidente Lugo, as mobilizações pediam sua volta e questionavam o modelo pouco democrático do país.

No Chile, desde 13 de junho, diversas passeatas, paralisações e ocupações de escolas e universidades vêm ocorrendo, puxadas pelo movimento estudantil e sindicatos de professores, devido a recusa do governo em ampliar os direitos a uma educação pública e gratuita. Ontem o conflito se acirrou pela decisão do governo de desocupar todas as escolas para viabilizar a realização das primárias eleitorais chilenas. Mais de cem mil pessoas saíram às ruas de Santiago e foram registrados diversos confrontos e prisões.

Hoje, em Portugal, ocorre uma greve geral em resposta aos seguidos cortes orçamentários do governo, que atingem principalmente os direitos sociais, e reforçam o ciclo recessivo da economia, com o desemprego aumentando a cada mês, ao mesmo tempo que cresce o número de milionários no país. A taxa de adesão a essa greve, convocada pela CGTP, tem sido alta e paralisou a grande maioria das empresas e órgãos púbicos do país.

Veja aqui fotos da greve geral em Portugal e veja abaixo um vídeo sobre a greve.

Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=VbbA_TQBu0A

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Veja também

CSD divulga Resolução Política de sua Plenária Nacional

A CUT Socialista e Democrática divulgou nesta semana a resolução política de sua I Plenária Nacional. Confira o video de divulgação feito por Rosane Silva, da Coordenação Nacional da CSD, a apresentação do documento e faça o download da íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook