Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Quem luta não espera acontecer! Análise da greve dos trabalhadores (as) em Educação no PR

Quem luta não espera acontecer! Análise da greve dos trabalhadores (as) em Educação no PR

1386905Por Marlei Fernandes de Carvalho, na Carta Maior

A APP-Sindicato constitui-se hoje no maior sindicato do estado do Paraná. Somos 130 mil profissionais da Educação no Estado entre ativos e aposentados(as). São 67 anos de história, de resistência e luta ao lado dos(as) trabalhadores(as). O simbólico que emerge de toda esta luta, dessa greve histórica que foi travada em diferente momentos e contextos políticos, econômicos e sociais e o grau de organicidade das ações fizeram e fazem da APP referência para toda a classe trabalhadora no estado do Paraná e do país, extrapolando o âmbito educacional.

São incontáveis mobilizações, marchas e greves, inclusive durante o período de ditadura militar. Foi e tem sido inevitável o enfrentamento às políticas capitalistas, de governos cujos projetos alinham-se as políticas liberais burguesas. O atual governo no Paraná é reconhecidamente neoliberal. Desde seu inicio, em 2010, sabíamos o quanto seria difícil estabelecer diálogo e fazer avançar a pauta dos(as) trabalhadores(as) da educação.

A força de nossa organização e em decorrência o reconhecimento histórico de setores e movimentos sociais, que legitimam a luta e a resistência da APP, fez com que, ao longo dos três anos do atual governo avançássemos no cumprimento de uma pauta favorável à categoria.

Ao contrário do que alardeia, de “choque de gestão”, o atual governo vem acumulando, desde o final do ano passado, uma crise financeira, que deixou, dentre outras coisas, viaturas policiais sem  gasolina. Em contrapartida o PIB paranaense cresceu 5% de 2012 para 2013. O aumento de receita foi considerável em igual período. Saltou de 27,83 bilhões em 2012 para R$ 32,14 bilhões em 2013, o que demonstra que não há falta de recursos para administrar o estado.

A partir do momento que o governo se recusou a cumprir uma pauta mínima em que se mantivesse  ganhos aos(às) trabalhadores(as) da educação o movimento explodiu. Não obstante, manteve uma política de perdas de direitos já conquistados como a dívida de mais de 100 milhões em atrasados referentes aos avanços nos planos de carreira, a suspensão do auxilio transporte àqueles e àquelas que estavam afastados(as) por motivo de doença, desumanizando e precarizando o salário. O diálogo sem efetividade fez com que a APP articulasse ações para a manutenção destes direitos.

Dentre as ações estava a hora-atividade para valer! em que durante a semana os(as) professores(as) cumpriam nas escolas mais uma hora atividade, chegando assim aos 33% previstos pela lei do Piso (Lei 11738 de 2008). Outro exemplo foi a organização de uma Marcha em Curitiba contando com mais 10 mil pessoas no dia 19 de março, chamando o governo a negociação e a estabelecer o diálogo com os(as) educadores(as) de nosso estado.

Mesmo com a articulação das ações, o governo mostrava-se reticente a negociação e fez com que a categoria em Assembleia realizada no dia 29 de março deflagrasse greve por tempo indeterminado a partir de 23 de abril.

Os dias que antecederam o inicio da greve foram intensos. A diretoria estadual e dos 29 núcleos sindicais da APP não se furtaram de correr as escolas, produzir materiais, instrumentalizar os trabalhadores(as) conscientizando-os(as) sobre a necessidade da adesão ao movimento e da recusa do governo em atender a pauta de reivindicações. A ofensiva mostrou-se exitosa.

Chegamos ao dia 23. Dia nublando, meio chuvoso em Curitiba. Milhares de pessoas reunidas em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, para o ato simbólico de início da greve. Além da capital atos se repetiram no interior do estado. A greve estava deflagrada. Escolas paralisadas. Professores(as) e funcionários(as) mobilizados. Mais de 70% de adesão.

O movimento intenso das primeiras horas forçou, logo no primeiro dia uma reunião de negociação com a presença do governador do estado, que até então se mostrava distante das discussões educacionais. O governo endureceu na mesa de negociação e as propostas apresentadas continuavam insuficientes. A firmeza da direção combinada pela força da greve, apesar de toda a ofensiva governamental, fez com que, não só mantivéssemos a organização do movimento, como aumentou a adesão a greve.

Concomitante ao movimento que paralisou as escolas, montamos um acampamento em frente ao Palácio do governo que diuturnamente servia de abrigo e espaço para a organização do movimento. Foram milhares de trabalhadores(as) que passaram por aquele espaço, boa parte destes se revezam para ficar as noites em constante vigília, mesmo com o frio intenso, demostrando uma organização e capacidade de luta não esperada pelos governistas palacianos que não acreditavam na resistência e luta dos(as) trabalhadores(as).

Na guerra de comunicação que se travou durante o período do movimento, novamente a APP mostrou-se mais contundente. As ações desencadeadas nas redes sociais, fenômeno recente, e no site da APP contra-argumentava o discurso oficial que era, em alguns momentos de normalidade – como se o movimento não existisse ou fosse pouco significativo –, em outros era de coação e de divisão da categoria. A contrainformação adotada foi reconhecida pela velha mídia que admitiu que na guerra de informações a APP levara a melhor.

Cinco dias após o início da greve, dia 28, estavam paralisados cerca de 90% dos(as) trabalhadores(as). Era visível a adesão da categoria ao movimento. Desde a noite anterior, articulávamos uma grande Marcha para o dia 29, que como se viu, pararia Curitiba. A força da greve e a proximidade com o grande ato do dia seguinte, forçou o governo a recuar, sair da inercia, e avançar na proposta. Uma vitória da categoria e da assertividade da direção na condução de todo o processo de negociação.

O dia 29 foi histórico. Cerca de 30 mil pessoas marchavam. Eram professores(as), funcionários(as) de escolas, estudantes, pais e mães, outras categorias de trabalhadores(as) caminhando em direção ao Palácio do governo. O mote “quem faz a luta, não espera acontecer!” estava nos banners, nas faixas, camisetas, era falado e ecoado pelos caminhantes. Foi a maior Marcha da classe trabalhadora em Curitiba. Não havia volta, o movimento mostrava-se vitorioso.

A Greve e a Marcha dos 30 mil demonstraram a força da categoria e o amadurecimento, a unidade e a organização da APP. A negociação avançou em vários itens. A Marcha despertou um sentimento em muitas pessoas de que poderia se conseguir mais. No entanto, a avaliação dos dirigentes sindicais e de vários comandos de greve é que não se avançaria mais nas negociações e que haveria uma tendência de refluxo do movimento se a greve prosseguisse, sem falar que seria necessária uma maior radicalização do movimento e evidente, em contrapartida, haveria o endurecimento do governo.

Foi esta ambiguidade que marcou a assembleia da categoria que se seguiu ao ato. Por um lado, a rua impulsionava, inflava o movimento pela continuidade. Por outro lado, as condições objetivas não eram favoráveis pela continuidade. Foi esta última posição, de suspensão da greve e manutenção do estado de greve que foi aprovada pela maioria dos presentes na assembleia. Houve descontentamento dos que defendiam a manutenção da greve.

Este descontentamento foi capitaneado por uma oposição ao sindicato cujo o modus operandi utilizado foi o da desqualificação do debate, do xingamento público, da falsa argumentação de que houve fraude no processo de votação (reconhecida pelos mesmos) e na descabida afirmação de manipulação. Não bastasse isso, houve incitação à barbárie como o fato de estudantes vinculados a oposição quererem invadir a assembleia e tencionarem para por fogo em bandeiras, camisetas e carros do Sindicato. Total desrespeito ao debate e a maior instância do Sindicato que é a Assembleia Estadual. Afinal não foi por isso que sempre lutamos? Por espaços democráticos, por instituições fortes e organizadas? A ditadura, que, infelizmente, alguns clamam hoje pode assanhar-se à barbárie.

A luta continua e continuará sempre. Ela está forte. As avaliações que chegam de muitos lugares do nosso estado dão conta desse processo. Há o sentimento de que poderíamos ir além, mas há também o sentimento maior de foi correta atitude pelo desfecho da greve. Todas as posições são respeitadas pela entidade.

O atual governo e qualquer outro governo sabe da legitimidade, diretividade e organicidade da APP, isso nos dá a garantia de que a qualquer recusa do governo haverá uma contraofensiva dos(as) trabalhadores(as) que continuam mobilizados, despertos que foram pelos dias intensos de Greve e Marcha.

Estejamos despertos(as), atentos(as), vigilantes. Que o grito ouvido na marcha dos 30 mil ecoe e rememore em nossas consciências de que a força da classe trabalhadora está na unidade. Não sucumbiremos a pantomina dos apocalípticos da barbárie, sejam eles de direita ou suposta esquerda, que fazem do quanto pior melhor e apostam no esfacelamento da classe trabalhadora. Nós que acreditamos e lutamos por esta unidade sabemos –  por que estes dias intensos de mobilização nos deram mostras disto –, que quem faz a luta, não espera acontecer!

(*) Marlei Fernandes de Carvalho é presidenta da APP-Sindicato

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook