Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Resoluções do 1o Ativo Nacional de Comunicação da DS

Resoluções do 1o Ativo Nacional de Comunicação da DS

158639Com o objetivo de debater a atualização da política de comunicação da DS diante do desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, foi realizado entre os dias 21 e 22 de janeiro, o primeiro Ativo Nacional de Comunicação da tendência. O encontro aconteceu na sede da Confederação Sindical das Américas (CSA), em São Paulo.

Entre as principais decisões tomadas no ativo destaca-se a criação de um Conselho de Editorial, formado pelo Grupo de Trabalho Nacional da DS, que será responsável pela orientação política da comunicação da corrente.

O ativo apontou ainda uma equipe editorial, que deverá ser referendada na próxima reunião do GTN. A equipe será formada por três companheiros e três companheiras (Eliane Silveira, Joanna Paroli, Marcelo Fragozo, Rodrigo Mathias,Tica Moreno), tendo Joaquim Soriano como editor-chefe.

Rede de Comunicação da DS

A fim de garantir a descentralização e o enraizamento da política de comunicação nos estados e por setores temáticos, será criada uma rede de colaboradores com as tarefas de levar informações – a partir de sua área de atuação – à equipe editorial, operacionalizar as tarefas da comunicação e organizar grupos de comunicação nos estados.

O Conselho Editorial vai se encarregar de indicar articulistas permanentes ou pontuais para contribuir com textos para o Portal da DS. Entre os assuntos permanentes a serem tratados no site estão a agenda militante da corrente, conjuntura nacional e internacional, Marxismo Crítico (formulações sobre temas da esquerda) e a construção socialista do PT (incluindo experiências de governos e políticas públicas).

Blogueiros e blogueiras que contribuírem com a produção de material exclusivo para o Portal da DS terão seus blogs divulgados no site e nos perfis oficiais da corrente nas redes sociais.

Os produtores de conteúdo para o Portal DS devem ter em mente que além de trabalhar com textos, é preciso também se preocupar em trabalhar também com vídeos, fotos e áudios, de acordo com a pauta editorial do mês. Essa produção de materiais deve animar a produção coletiva de nossa militância e mobilizar falas de nossas figuras públicas.

Webconferência

Os painéis do ativo foram transmitidos pela internet, via Twitcam, para que a militância de todo o país pudesse acompanhar os debates. Por este meio, os participantes do evento, que acontecia em São Paulo, puderam ver e ouvir uma exposição do jornalista Marco Weissheimer, que estava em Porto Alegre. Este tipo de atividade deve ser estimulado pela Rede de Comunicação da DS, que realizará webconferências que possam expressar as opiniões da tendência sobre temas específicos, sempre que possível relacionando-as a atividades presenciais realizadas nos estados.

Biblioteca Virtual

No portal da DS, será criado um espaço onde alimentaremos uma biblioteca virtual com publicações digitalizadas, definidas pelo Conselho Editorial. A biblioteca deverá conter as cartilhas e cadernos de formação política da DS, a memória do Jornal Em Tempo, além de materiais de mulheres, juventude, entre outros. Livros e outras obras de membros da corrente também estarão disponíveis na biblioteca virtual.

Comunicação impressa

Seguindo as diretrizes da X Conferência Nacional da DS, os Cadernos Em Tempo devem ter publicação semestral. O conteúdo dos Cadernos será composto de resoluções das Conferências Nacionais da corrente, resoluções das Plenárias Nacionais da DS, artigos de maior fôlego que subsidiem a reflexão e a atualização do programa da revolução democrática e que propiciem reflexões sobre o marxismo crítico.

Também serão produzidos boletins mensais, editados sob a forma de PDF, com resolução para impressão e disponibilizado pelo Portal, com os principais temas trabalhados no Portal ao longo do mês. Esse é um material dedicado a atender os militantes que não possuem acesso à internet, que será impresso localmente e distribuído em atividades presenciais.

Clique aqui para saber como foram os painéis do ativo.

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook