Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / RUMO AO VI CONGRESSO – MUDA PT

RUMO AO VI CONGRESSO – MUDA PT

2721188As correntes políticas nacionais integrantes do MUDA PT reafirmam a urgência da decisão do Diretório Nacional do PT em convocar o VI Congresso do nosso Partido para o primeiro semestre do ano de 2017. Para nós, esse deve ser o fórum mais democrático, participativo e programático para renovar as direções do Partido dos Trabalhadores.

O projeto que dirigiu os rumos da Nação nos últimos 14 anos foi profundamente derrotado pelo rompimento da democracia através de um golpe de Estado. O golpe trouxe para o centro do Estado brasileiro um programa derrotado sucessivamente na luta de massas e nas quatro últimas eleições presidenciais, abrindo um período de desconstrução do nosso legado e de ataque direto à democracia, às esquerdas, aos movimentos sociais e às nossas principais lideranças, presidente Lula e presidenta Dilma.

Ao final do processo eleitoral municipal e de forma coordenada com a resistência ao golpe, não há tarefa mais necessária e urgente ao PT que convocar sua militância ao debate sobre o necessário balanço deste processo e sobre o futuro de nosso projeto político.

O VI Congresso, urgente e necessário, deverá ocorrer com amplo debate, por meios virtuais e presenciais, que traga para a roda de conversa toda a vitalidade dos que resistem conosco ao golpe – movimentos sociais, intelectuais, artistas, religiosos, jovens, mulheres, a linha de frente da resistência democrática que, apoiando ou não nosso Partido e governos, são parceiros necessários para a busca de novos horizontes para as esquerdas brasileiras. É assim que responderemos de forma unitária aos desafios que se colocam para o PT e paras as esquerdas brasileiras.

Um Congresso que impulsione a capacidade crítica e criativa que deu origem e fundamento ao PT, que aponte uma nova estratégia e programa no centro do enfrentamento à ofensiva conservadora em curso e que nos unifique para além dos interesses imediatos e eleitorais num amplo processo de reorganização de nosso Partido. É por essa compreensão que apoiamos a proposta de convocação do VI Congresso para o debate programatico e a renovação da direção do Partido, com eleição de delegados pela base. Entendemos que o PED não é o instrumento adequado para eleger a direção, mais ainda previamente e em substituição à centralidade do debate ideológico, político e organizativo do Congresso. A nova direção, o novo programa e a atualização da organização são decisões e sínteses coletivas que devem andar juntas, expressar nosso pluralismo e a construção da unidade partidária

Sentimos uma imensa energia que começa a contagiar militantes da resistência democrática em contar com espaços reais de participação e debate político no PT. É nesta direção que vamos nos movimentar, levando ao próximo Diretório Nacional a proposta de iniciar, tão logo se encerrem as eleições municipais, as etapas preparatórias de debate e elaboração do VI Congresso Nacional do PT ainda este ano e ao longo do primeiro trimestre de 2017. Um Congresso pra valer, com debate político, com delegados e delegadas eleitos pela base, com paridade e cotas de etnia e jovens, com amplos poderes para aprovar nossa linha política, nosso programa, nossa estrutura organizativa e nossas direções. Um Congresso pra responder aos desafios do nosso tempo e para colocar o PT na linha de frente da luta pela democracia e na construção do socialismo.

 

São Paulo, 24 de setembro de 2016

 

MUDA PT!

Articulação de Esquerda

Avante S21

Esquerda Popular Socialista

Mensagem ao Partido

Militância Socialista

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook