Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / ‘Sua vitória será nossa vitória’, diz Lula a Chávez

‘Sua vitória será nossa vitória’, diz Lula a Chávez

Brasilia- O Presidente Lula recebe o presidente da Venezuela, Hugo Ch·vez, no palacio do Itamaraty

Com informações da EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou na última sexta-feira (6), em mensagem de vídeo transmitida na cerimônia de encerramento do 18o Encontro do Foro de São Paulo, em Caracas, seu apoio a Hugo Chávez em relação às eleições presidenciais de outubro na Venezuela:

“Chávez, conte comigo, conte com o PT, conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória”, afirmou Lula no vídeo.

O ex-presidente, que se recupera de um câncer de laringe, disse que gostaria “muito” de estar em Caracas “não só para integrar a delegação do PT”, mas também para dar um forte abraço em seu companheiro Chávez. Para Lula, a reeleição do atual presidente venezuelano é fundamental para o aprofundamento das conquistas sociais dos últimos anos:

“Com a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas devem ser preservadas e consolidadas”, insistiu, ao falar sobre o pleito do dia 7 de outubro, no qual Chávez tentará sua terceira reeleição consecutiva.

Um dos fundadores do Foro de São Paulo em 1990, Lula destacou a importância desse encontro e ressaltou que, graças aos governos “progressistas” regionais, a América Latina é hoje “uma referência internacional de alternativa vitoriosa ao neoliberalismo”.

“Claro, ainda há muito por fazer. Os fatos ocorridos, por exemplo, em Honduras e Paraguai, mostram o muito que ainda precisamos lutar para que a democracia prevaleça em nossa região”, declarou, citando o recente impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o golpe de Estado que derrubou em 2009 o então presidente hondurenho, Manuel Zelaya:

“A existência de colônias em nosso continente, como no caso das Malvinas, que evidentemente são argentinas, nos serve para lembrar que muito deve ser feito para que a soberania nacional e regional prevaleça, e para isso necessitamos mais integração latino-americana e caribenha”, disse.

Ao ressaltar que os países latino-americanos ainda estão “marcados pela pobreza e pela desigualdade”, Lula destacou a necessidade de apostar em “mais crescimento econômico, políticas sociais e reformas estruturais” na região:

“Em tudo o que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser muito maior se soubermos manter nossa principal característica: unidade na diversidade”, ressaltou.

Após a transmissão do breve vídeo, Chávez tomou a palavra e iniciou seu discurso falando de maneira emotiva sobre a saudação que recebeu de Lula:

“Eu lhes confesso que começo essas palavras muito comovido, sobretudo por essa mensagem desse grande companheiro, amigo desta pátria, desta alma nossa que é Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o governante venezuelano. “Eu te digo, Lula, desde aqui, que tenho certeza que a cada dia se aproxima mais o momento em que conseguiremos de novo nos encontrar, e o abraço que vamos dar vai ser um abraço do tamanho deste mundo e além”, sentenciou Chávez, após gritar “viva Lula!”.

Assista o video clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M83nrV2_JrA

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook