Home / Conteúdos / Artigos / VIII Conferência Nacional da Democracia Socialista – 2007

VIII Conferência Nacional da Democracia Socialista – 2007

Realizada em Brasília nos dias 3 e 4 de março, a VIII Conferência Nacional da Democracia Socialista, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, concluiu a unificação entre os e as militantes da DS e das correntes Construção: Socialismo e Democracia, Movimento Socialista e Alternativa Socialista.

O debate girou em torno de quatro temas: situação internacional, conjuntura nacional e 3º Congresso do PT. No domingo, o debate foi sobre a construção da Democracia Socialista. Esses temas tiveram como base os textos Uma Nova Conjuntura Nacional, Teses sobre a Questão Internacional, Tendência Democracia Socialista do PT: Identidade política e programática, organização e construção, apresentados agora já como resoluções políticas emendadas pela Conferência. Na ocasião, também foi apresentado e debatido o ante-projeto de tese do movimento “Mensagem ao Partido” ao 3º Congresso do partido. Em todos esses momentos se estabeleceu uma grande convergência de idéias e se incorporaram novas contribuições.

O perfil da tendência que emerge da Conferência é de uma tendência mais nacional, mais enraizada e mais identificada com os desafios da construção do PT. Participaram do processo de discussão militantes petistas de 20 estados, expressando uma ampla responsabilidade nos diversos níveis de direção do PT e uma importante relação com movimentos sociais.

Boa leitura e boa luta.

 

Resoluções:

Uma nova conjuntura nacional

Teses sobre a questão internacional (veja versão atualizada desse documento publicada em maio de 2008)

Tendência Democracia Socialista: Identidade política e programática, organização e construção

 


 

Veja também

Lula: Quero andar pelo País para mexer com consciência do povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou, nesta quinta-feira (17), na Bahia, a jornada que fará pelo Nordeste do Brasil. Em Salvador, ele deu início ao projeto Lula pelo Brasil, que percorrerá 25 cidades, em 20 dias. Segundo o presidente de honra do PT, a caravana terá como objetivo “mexer com a consciência do povo brasileiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook