Home / Conteúdos / Notícias / Vitória das ruas

Vitória das ruas

1026636Por Íris de Carvalho *

As grandes mobilizações da juventude abriram caminhos para novos canais de participação popular e de diálogo no Rio Grande do Sul. Mais uma vez, ficou demonstrado que a luta popular impulsiona as grandes transformações sociais do nosso país.

Na última terça-feira (17 de setembro), a juventude gaúcha conquistou uma das suas reinvindicações históricas: o Passe Livre Estudantil. A vitória das ruas se expressou pela aprovação do programa, enviado pelo governador Tarso Genro à Assembleia Legislativa, que, através do Fundo Estadual do Passe Livre, irá possibilitar que os jovens tenham mais acesso a escolas e universidades e possam vivenciar suas cidades e experiências de forma mais democrática e inclusiva.

Este importante passo garantirá a permanência da juventude em seus espaços educacionais, reafirmando o protagonismo gaúcho em novas experiências de gestão pública que mudam a realidade e a vida das pessoas.

Essa conquista também é importante para reabrirmos o debate – junto com toda sociedade – sobre a importância de um transporte público de qualidade, e sobre as formas de financiamento de uma radical mudança nas políticas de mobilidade urbana, que priorizem o transporte coletivo enquanto um bem comum, desmercantilizado e a serviço do público.

Somente a força dos movimentos sociais pode impor mudanças de peso na sociedade e tornar as cidades um espaço público, de encontro e solidariedade. O que vivemos nesta semana demonstra que a participação popular e a mobilização da cidadania, pela conquista de mais direitos sociais e políticos, expressa os interesses das grandes maiorias em criar políticas públicas participativas que valorizam a transparência e o controle social.

Seguiremos nas ruas por mais conquistas e avanços que nos levem ao caminho da igualdade e da justiça social. Como diz Che Guevara: “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”.

* Íris de Carvalho é secretária Estadual da JPT-RS.

Veja também

“Os jovens entram no mercado de trabalho desempregados”, aponta sociólogo Anderson Campos em seminário da CUT-RS

A difícil realidade dos jovens no mercado de trabalho foi o assunto do seminário “Juventude …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook