Além de Mitã, a Kizomba terá a companheira Mirelly Cardoso na direção executiva da UNE. Estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, de onde foi coordenadora do DCE, Mirelly assumirá a diretoria de Políticas Educacionais da entidade, no lugar do também kizombola Estevão Cruz.
Ampliação com diversificação
Este congresso mostrou um aumento da capilaridade da Kizomba por todo o país. Além de confirmar sua força nos estados onde tradicionalmente tem uma atuação mais forte – como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais –, o movimento ampliou sua presença em regiões onde tinha menor inserção e abriu novas frentes em estados onde não atuava, como é o caso do Acre.
Pelos próximos dois anos, Mitã e Mirelly farão parte da diretoria encabeçada pela pernambucana Vic Barros, aluna de Letras na Universidade de São Paulo (USP) e militante da UJS, que foi eleita a nova presidenta da entidade. Em um processo eleitoral que teve participação recorde e delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, a chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar” foi a mais votada, obtendo 2607 votos (69%). As outras chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%).
Confira abaixo o video com a fala da companheira Mirelly Cardoso, durante a defesa da tese na plenária final do 53o CONUNE.
Assista o vídeo clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rP0QkLogLUQ