Para Dilma, a inclusão social, baseada na distribuição de riqueza para as pessoas, é elemento crucial de qualquer política econômica em qualquer tempo.
“Nós queremos mostrar a todos aqueles que visitam o Brasil as conquistas alcançadas e o nosso compromisso de redução da desigualdade de forma definitiva e perene. E esse compromisso com a justiça social num momento importante para o mundo, num momento em que nós vemos conquistas de países avançados na área da inclusão e do desenvolvimento social sofrerem um duro reverso”, afirmou.
Cúpula dos Povos
O evento, que vai até o dia 22, acontece em paralelo com a Cúpula dos Povos, que começa oficialmente nesta sexta (15) e vai até o dia 23. Clique aqui para acessar a página oficial com a programação da Cúpula.
Entre as atividades de abertura da Cúpula, será realizado no sábado (16) um debate com a presença do presidente Lula e dos ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Teresa Campello (Desenvolvimento Social) e Isabella Teixeira (Meio Ambiente). O debate tem como tema “Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável” e começará às 10h30, na Arena Socioambiental, no Aterro do Flamengo.
PT na Cúpula dos Povos e Rio + 20
As atividades do PT durante os eventos serão centralizadas na tenda que leva o nome do geógrafo de esquerda Milton Santos. A tenda é organizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e será partilhada com o Foro de São Paulo(FSP), a Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Fundação Maurício Grabois (FMG).
Clique aqui para ver a programação completa da Tenda Milton Santos
Programação do MDA na Cúpula dos Povos
O Ministério do Desenvolvimento Agrário concentrará suas ações na Praça da Sociobiodiversidade, que ficará dentro da Arena Socioambiental, no Aterro do Flamengo. Este é um espaço conjunto do MDA com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Neste espaço o Ministério vai disponibilizar produtos da agricultura familiar brasileira para a comercialização e organizar palestras e debates sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável.
Clique aqui para ver a programação completa do MDA na Cúpula e na Rio + 20
Marcha Mundial das Mulheres
A Marcha estará presente com cerca de 900 mulheres na Cúpula dos Povos, com ações centralizadas na Tenda Ya Basta!, que será compartilhada com outros movimentos sociais.
O dia de mobilização das mulheres na Cúpula dos Povos será a segunda-feira (18). As militantes da Marcha sairão juntas do Sambódromo, até a concentração da manifestação, que será no MAM, às 10h.
Outra data de destaque para as feministas será a quarta-feira (20), que será o dia mundial de mobilização dentro da cúpula. Com o tema “Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental – contra a mercantilização da vida, em defesa dos bens comuns”, uma grande marcha reunirá os movimentos sociais presentes no evento e tomará as ruas do Rio. A concentração será na Candelária, às 15h.
CUT
A Central Única dos Trabalhadores participará de uma série de mesas de debate e mobilizações durante o evento. O destaque também fica para a Marcha da Cúpula dos Povos, que será realizada no dia 20 de junho e, segundo a própria central, será a atividade de massa mais importante sob o ponto de vista sindical e o ponto alto da participação da CUT na Conferência.
Outra importante atividade para a CUT é a participação na Assembleia dos Povos, nos dias 22 e 23, com o objetivo de debater uma agenda mundial comum de lutas e campanhas e de fazer a avaliação da Rio + 20 pelo ponto de vista dos movimentos sociais.
Clique aqui para ver a programação completa da CUT
* Com informações dos sites do PT, da CUT, do MDA e da Carta Maior.