Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Alguns exemplos das Missões

Alguns exemplos das Missões

Missão Bairro a Dentro – Hoje o programa conta com 18 mil médicos e dentistas cubanos, que atendem em todos os bairros da Venezuela, a partir de um convênio feito entre os governos dos dois países. Cada médico atende a 250 famílias, pela manhã no consultório e à tarde em visitas a domicílio. É realizado censo e diagnóstico das famílias, traçando um plano de trabalho. A Missão prevê um espaço físico para funcionar o consultório e uma pequena farmácia. O espaço físico pode ser um módulo que tem como modelo um pré-fabricado de alvenaria, em forma de um pentágono, com dois andares. O consultório e a farmácia funcionam no térreo e o médico mora no 1º andar. Em Caracas nas zonas de cerros muito altos, o consultório e a farmácia funcionam na sala de uma casa, cedida por uma moradora do bairro, que também cede um quarto para a moradia do médico. O projeto Bairro a Dentro conta também com programas complementares de alimentação, que são acessados pela comunidade por indicação do médico de família: bolsa família (famílias em situação de miséria); máxima proteção (bolsa alimentação com subsídios de 50 %) e restaurantes populares.

Missão Vuelvan Caras – desenvolvimento endógeno para uma economia alternativa ao mercado capitalista. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento Endógeno, esta missão financia projetos de cooperativas de trabalhadores na indústria e na agricultura, empresas familiares e empresas abandonadas pelos empresários e assumidas pela gestão dos trabalhadores. Não financia empresas capitalistas. Trabalha com o conceito de co-gestão operária e co-gestão social.

Missão Mercal – Projeto de abastecimento popular estatal para toda a população. Vende bens de consumo básicos – alimentos, materiais de higiene e limpeza, medicamentos e produtos de cesta básica, por preços abaixo do mercado (a diferença pode chegar de 35 % a 40 %). Mercal conta com prédios padronizados, construídos em alvenaria e distribuídos em todos os bairros populares da Venezuela. Os seus fornecedores são desde as empresas estatais, familiares, cooperativas até empresas privadas. Contam com subsídios do governo. Chávez no ano 2005 colocou US$ 27 milhões de subsídio para o projeto Mercal.

Veja também

África: uma nova insurgência torna-se governo | Antonio Martins

Quem são os Patriotas do Senegal, que venceram as eleições em seu país ao propor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook