Notícias
Home / Conteúdos / Artigos / Aniversário do Lula: a vida do melhor presidente que o Brasil já teve em 77 imagens

Aniversário do Lula: a vida do melhor presidente que o Brasil já teve em 77 imagens

Da infância em Garanhuns à vida de metalúrgico, passando pelo melhor governo que o Brasil já teve e o recorde no 1º turno nas eleições 2022. Lula tem muita história para contar, veja aqui algumas delas.

Em 27 de outubro de 1945, no interior de Pernambuco, nascia Luiz Inácio Lula da Silva. O menino, que viria a ser duas vezes presidente do Brasil e líder mundial no combate à fome e à desigualdade, faz 77 anos nessa quinta-feira. No aniversário do Lula, não há dia melhor para nos mantermos mobilizados nas redes e nas ruas, conversando com indecisos e conquistando votos para trazer de volta o Brasil da Esperança!

O site lula.com.br publicou 77 imagens que ilustram a trajetória do Lula no dia do seu aniversário, confira algumas delas:

1. Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, em Pernambuco, distrito de Garanhuns

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caetés, na época distrito de Garanhuns, agreste Pernambucano. Ele é o sétimo dos 8 filhos de Dona Lindu e Seu Aristides. Aos 4 anos, Lula passou por grave acidente, quando uma jumenta o ergueu pela boca, em uma mordida, e só o soltou depois de receber uma punhalada no pescoço.

Dona Lindu e Seu Aristides

2. Lula tem duas datas de aniversário: 06/10 e 27/10

Como só foi registrado anos depois de nascer, já no estado de São Paulo, a escrivã se confundiu com as datas e registrou o nascimento do pequeno Luiz Inácio como sendo dia 06 de outubro. Quem conta a história é Frei Chico, irmão 3 anos mais velho que Lula e que também tem a data de nascimento anotada errada em seus documentos:

“Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotadas todas as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora, de Sebastiana para Ruth, seu próprio nome [neste momento Frei Chico ri] em sua “homenagem”, e ela acabou se atrapalhando com tantas datas”

1949 – Lula e a irmã Maria Baixinha, 2 anos mais velha. A roupa e os sapatos das crianças foram emprestados pelo fotógrafo

3.Lula só conheceu seu pai aos 5 anos de idade

Quando Dona Lindu ainda estava grávida de Lula, Seu Aristides migrou para São Paulo para trabalhar. Quando Lula tinha 5 anos, o pai veio visitar a família, conheceu o caçula, deixou Dona Lindu grávida de Tiana e levou embora para São Paulo o filho Jaime, autor da carta que mudaria a vida de toda a família.

Seu Aristides, pai de Lula

4. Com 7 anos, Lula e a família foram para São Paulo

Lula na praia, em Santos, com Dona Lindu e os irmãos Jaime, Ruth, Maria e Joaquim

Em 1952, Lula, a mãe e os irmãos migraram para São Paulo. A viagem de pau de arara durou 13 dias e 13 noites, entre 10 e 23 de dezembro de 1952.

“É uma tábua atravessada na carroceria do caminhão. Não tem nem encosto atrás. Não é um banquinho de madeira. É uma tábua grudada na carroceria. Você senta e não tem encosto. A gente pode cair. Tinha umas 30, 40 pessoas dentro do caminhão. A gente dormia na calçada. Se esticava e começava a dormir ali. Às vezes, com um cobertorzinho. E, de repente, a gente acordava embaixo da chuva e tinha de correr para debaixo do caminhão. Não cabia todo mundo. Ficava todo mundo amontoado debaixo do caminhão”, diz Lula em depoimento a Denise Paraná, para o livro “Lula, o filho do Brasil”

5. Lula teve muitos irmãos

Dos 17 irmãos de Lula, 7 são também filhos de Dona Lindu e Seu Aristides. São eles: José (Zé Cuia), Jaime, Marinete, Genival (Vavá), José (Frei Chico), Maria (Baixinha) e Ruth (Tiana). Dona Lindu , que já havia perdido dois bebês ainda em Pernambuco, deu a luz a um casal de gêmeos que morreu com poucos dias de vida, já em Santos.

Outros 10 irmãos de Lula são filhos de seu pai com a segunda esposa, Mocinha: Beto, Rubens, Odair, Jackson, Ledinava, Marina, Maria, Guilhermina, João e Germano.

Lula se lembra da separação dos pais como um momento de libertação. Seu Aristides agredia os filhos, impedia os estudos da prole e agrediu Dona Lindu.”E aí, para nós foi ótimo. Nós ficamos em liberdade? A gente passou a viver melhor. Era uma pobreza com liberdade. Então, a separação dos meus pais, no fundo, no fundo, foi uma grande liberdade”.

Lula, Rubens (irmão por parte de pai) e dois primos

6. Quando era criança, o sonho de Lula era ser jogador de futebol

Lula quando criança, terceiro da esquerda para a direita, jogando no Náutico F.C

Lula sempre adorou jogar futebol e é torcedor do Corinthians. Até hoje, com 77 anos, o ex-presidente bate um bolão nos gramados e fora deles. Em seus governos, Lula implementou vários programas fundamentais para os esportes, como o Bolsa Atleta, além de sancionar o Estatuto do Torcedor.

 

Quer saber mais sobre a trajetória de Lula? Confira a publicação completa com as 77 fotos no site do Lula, clicando AQUI.

 

Via lula.com.br

Veja também

Labirinto da extrema direita | Luiz Marques

A classe e a ideologia racista não são as únicas categorias da consciência. A “liberdade de expressão” é o ardil utilizado para propagar o terraplanismo impunemente.

Comente com o Facebook