Democracia Socialista

Artistas leem carta em defesa da democracia | Jonas Tiago Silveira

Documento criado por juristas da Faculdade de Direito da USP, após seguidos ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral, ganha vida na voz de mais de 40 artistas.

A carta que conta com assinaturas de ex-ministros, ex-presidentes, artistas e empresários, ganhou as redes ontem na voz de diversos artistas renomados. Personalidades como Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia, Bruno Gagliasso e Djamila Ribeiro já haviam assinado o documento.

A Carta

A carta que já tem milhares de signatários é a peça central de grande parte dos atos previstos para esta quinta-feira, 11 de agosto. Os responsáveis pela carta fizeram um levantamento das assinaturas divididas por profissões, ela já foi assinada por 28.868 engenheiros; 15 mil médicos; 8.973 desempregados; 6.619 policiais; 5.045 enfermeiros; 4.231 magistrados; 4.217 motoristas; 727 porteiros e 519 delegados de polícia.

Ex-ministros do STF como Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, também são signatários, se somando a um total de 12 ex-ministros do STF.  Pré-candidatos à Presidência como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também aderiram a carta.

O documento foi inspirado na “Carta aos Brasileiros” criada em 1977 e que defendia a volta do Estado Democrático de Direito durante a ditadura militar no Brasil.

Confira o vídeo: