O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos esteve em Porto Alegre para apoiar a candidatura ao governo gaúcho do petista Tarso Genro, de quem é amigo há mais de 20 anos. O aval foi expresso em jantar no Palácio do Comércio na noite de sábado (24), que teve a presença de diversos apoiadores e simpatizantes.
“Tenho uma dívida de gratidão e política com Tarso. E na política também há valores e amizades. Estou aqui para saudar o próximo governador do Rio Grande do Sul”, disse o convidado.
Alguns trechos da palestra de Boaventura:
Participação Popular – “O Rio Grande do Sul tem todas as condições para voltar a ser tudo aquilo que foi. Um símbolo da inovação política e da luta contra o neoliberalismo. O Rio Grande do Sul, que nós merecemos, é aquele em que concilia a democracia representativa com democracia participativa. E sei que o Tarso tem o compromisso de retomar o Orçamento Participativo, colaborando para que ele seja consolidado no país”.
Educação – “Também estou aqui para continuar trabalhando pela criação da Universidade Popular dos Movimentos Sociais, ideia que surgiu nas discussões do Fórum Social Mundial. Sabemos que a educação é a grande arma para combater as desigualdades sociais. O Tarso é o símbolo desta oportunidade”.
Cidadania – “Quanto mais poder os líderes políticos compartilharem com os seus cidadãos, mais poder terão. Tarso é um dos políticos mais bem preparados da América Latina. Só ele é capaz de fazer esta articulação gaúcha do Rio Grande com o mundo”.
Lorena Paim para Sul 21, com informações da assessoria do candidato.