Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Caderno de Resoluções da XI Conferência Nacional da DS

Caderno de Resoluções da XI Conferência Nacional da DS

1499497Entre os dias 4 a 6 de abril, em São Paulo, a tendência petista Democracia Socialista realizou sua XI Conferência Nacional. Publicamos aqui o caderno com as resoluções aprovadas.

Uma bela XI Conferência da Democracia Socialista

Representando cerca de 3 mil militantes que participaram dos debates preparatórios nos estados, reuniram-se trezentos participantes entre delegadas(os) e convidadas(os). O centro das discussões foi orientado pelo texto-base, dividido em dois capítulos: “A crise internacional do neoliberalismo” e “A revolução democrática e as eleições de 2014”.

Dando sequência à linha de elaboração que vem desde a IX Conferência (2009), buscamos combinar a compreensão da crise do neoliberalismo aberta em 2008 com o balanço das conquistas e desafios da alternativa brasileira que vem sendo construída desde a vitória de Lula em 2002 e aprofundada pela eleição da companheira Dilma Rousseff em 2010.

Em relação ao primeiro ponto – “A crise internacional do neoliberalismo” –, retomamos a discussão sobre a evolução da crise e também sobre a sua diferenciação entre os setores da economia mundial. Aspecto importante é o impacto na América Latina. De outro lado, a dificuldade de formação de alternativas de esquerda nos países centrais amplia o espaço de manobra dos Estados e prolonga a crise – essa é uma questão central que paira sobre as possibilidades mais amplas de abrir um novo cenário internacional.

Em relação ao segundo ponto – “A revolução democrática e as eleições de 2014” –, o debate da Conferência destacou a importância decisiva da questão democrática na nova conjuntura aberta pelas jornadas de junho de 2013. Há um nítido “atraso” na democratização do poder enquanto, ao mesmo tempo, formam-se melhores condições sociais de avançar pela esquerda na resolução dessa disjuntiva central. As eleições de 2014 concentrarão os desafios e as chaves para a conquista de uma nova dinâmica política no Brasil na qual o PT possa jogar, novamente, um papel de vanguarda.

O tema partidário foi remetido à 2ª Plenária Nacional, a realizar-se no próximo ano, antes do 5º Congresso do PT previsto para o 2º semestre de 2015.

Como parte da Conferência, uma bonita homenagem foi prestada aos nossos militantes Raul Pont, Arlete Sampaio e Dr. Rosinha, exemplos de militância socialista e com um papel renovado

Grupo de Trabalho Nacional da DS

Para acessar o conteúdo da XI Conferência,  Clique aqui.

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook