Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Começa hoje conferência que fará balanço dos dez anos da atual política externa brasileira

Começa hoje conferência que fará balanço dos dez anos da atual política externa brasileira

831497 (1)Do site do PT

Entre os dias 15 e 18 de julho, será realizado um grande debate sobre a política externa brasileira, durante o período dos governos petistas. O evento acontecerá na Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus de São Bernardo do Campo e terá entre os participantes confirmados o ex-presidente Lula e os ministros Antonio Patriota das Relações Exteriores e Celso Amorim da Defesa.

Na sessão de abertura do evento, às 19h da segunda-feira, 15, estará presente Iole Ilíada Lopes, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo (FPA), representando o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI). No mesmo dia, às 20h, o presidente da FPA, Marcio Pochmann, coordenará a conferência “Próximos anos: cenários e desafios da Política Externa Brasileira”, que contará com o embaixador Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores.

No dia 16, terça-feira, o secretário executivo do Foro de São Paulo, e membro do Grupo de Conjuntura da FPA, Valter Pomar, participa às 14h30 do painel “Avanços, impasses e desafios da integração”. Já no dia seguinte, 17, a mesa “ A Política Externa Brasileira e as novas coalizões internacionais” será coordenada por Kjeld Jakobsen, consultor em Cooperação e Relações Internacionais e membro do Grupo de Conjuntura da FPA.

O presidente do Instituto de Cooperação da CUT e diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique, participa da mesa “O futuro da Política Externa Brasileira: desafios e perspectivas”, no dia 18, quinta-feira, às 9h. O encerramento do evento será realizado às 17h, após palestra proferida pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no mesmo dia, às 15h.

A Conferência Nacional “2003 – 2013: Uma nova política externa” será constituída por palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas e de movimentos sociais, sindicalistas, acadêmicos e estudantes – está sendo organizado pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, que reúne pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais.

O objetivo é refletir sobre a política externa brasileira nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, no contexto de um mundo pautado por uma aguda crise econômica, pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais e pelo estabelecimento de novas parcerias políticas, econômicas e culturais por parte do governo brasileiro.

Os organizadores da Conferência partem do entendimento de que as relações internacionais, de forma inédita, passaram a fazer parte da agenda interna do Brasil nos últimos anos. Apesar de ter no governo federal seu agente principal, a atual política externa não se resume à extensa pauta diplomática oficial, mas envolve também o aumento do ativismo internacional de setores do âmbito político, empresarial, sindical, acadêmico, cultural e social. A Conferência reflete uma pluralidade de visões, articuladas a partir do ponto de vista compartilhado pelos organizadores, de que a política externa adotada a partir de 2003 se reveste de um significado globalmente positivo.

Clique aqui para ver a programação completa da conferência

Para mais informações e inscrições visite o site www.conferenciapoliticaexterna.org.br e a página da Conferência noFacebook e no Twitter.

Para ler artigos sobre o tema visite o blog artigos no blog http://blogbrasilnomundo.wordpress.com/

Veja também

Diretório Nacional aprova conjunto de iniciativas para eleições 2024

As resoluções definiram o Dia “D” das pré-candidaturas, recursos para mulheres e candidaturas negras e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook