Democracia Socialista

Começa hoje conferência que fará balanço dos dez anos da atual política externa brasileira

Do site do PT

Entre os dias 15 e 18 de julho, será realizado um grande debate sobre a política externa brasileira, durante o período dos governos petistas. O evento acontecerá na Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus de São Bernardo do Campo e terá entre os participantes confirmados o ex-presidente Lula e os ministros Antonio Patriota das Relações Exteriores e Celso Amorim da Defesa.

Na sessão de abertura do evento, às 19h da segunda-feira, 15, estará presente Iole Ilíada Lopes, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo (FPA), representando o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI). No mesmo dia, às 20h, o presidente da FPA, Marcio Pochmann, coordenará a conferência “Próximos anos: cenários e desafios da Política Externa Brasileira”, que contará com o embaixador Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores.

No dia 16, terça-feira, o secretário executivo do Foro de São Paulo, e membro do Grupo de Conjuntura da FPA, Valter Pomar, participa às 14h30 do painel “Avanços, impasses e desafios da integração”. Já no dia seguinte, 17, a mesa “ A Política Externa Brasileira e as novas coalizões internacionais” será coordenada por Kjeld Jakobsen, consultor em Cooperação e Relações Internacionais e membro do Grupo de Conjuntura da FPA.

O presidente do Instituto de Cooperação da CUT e diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique, participa da mesa “O futuro da Política Externa Brasileira: desafios e perspectivas”, no dia 18, quinta-feira, às 9h. O encerramento do evento será realizado às 17h, após palestra proferida pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no mesmo dia, às 15h.

A Conferência Nacional “2003 – 2013: Uma nova política externa” será constituída por palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas e de movimentos sociais, sindicalistas, acadêmicos e estudantes – está sendo organizado pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, que reúne pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais.

O objetivo é refletir sobre a política externa brasileira nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, no contexto de um mundo pautado por uma aguda crise econômica, pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais e pelo estabelecimento de novas parcerias políticas, econômicas e culturais por parte do governo brasileiro.

Os organizadores da Conferência partem do entendimento de que as relações internacionais, de forma inédita, passaram a fazer parte da agenda interna do Brasil nos últimos anos. Apesar de ter no governo federal seu agente principal, a atual política externa não se resume à extensa pauta diplomática oficial, mas envolve também o aumento do ativismo internacional de setores do âmbito político, empresarial, sindical, acadêmico, cultural e social. A Conferência reflete uma pluralidade de visões, articuladas a partir do ponto de vista compartilhado pelos organizadores, de que a política externa adotada a partir de 2003 se reveste de um significado globalmente positivo.

Clique aqui para ver a programação completa da conferência

Para mais informações e inscrições visite o site www.conferenciapoliticaexterna.org.br e a página da Conferência noFacebook e no Twitter.

Para ler artigos sobre o tema visite o blog artigos no blog http://blogbrasilnomundo.wordpress.com/