Notícias
Home / Conteúdos / Notícias / Companheiro Vagner, presente!

Companheiro Vagner, presente!

1576959Com pesar, comunicamos o falecimento do companheiro Vagner Rodrigues da Graça, professor e militante da DS e da CSD em Diadema. Vagner foi vítima de uma tentativa de assalto, próximo à escola onde lecionava, na tarde desta segunda-feira. Era um combativo militante sindical no estado de São Paulo.

Aos familiares, aos amigos e aos companheiros e companheiras de luta, nossa solidariedade.

Companheiro Vagner, Presente!

Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista

Nota da presidenta da APEOESP sobre assassinato do companheiro Vagner da Graça

Hoje, infelizmente, sou portadora de mais uma triste notícia. Faleceu nesta segunda-feira, vítima da violência que tanto temos denunciado, nosso amigo, companheiro de lutas da APEOESP, professor Vagner Rodrigues da Graça.
As primeiras informações são de que um motoqueiro teria atirado no professor Vagner quando ele saía da EE Evandro Esquivel, na Vila Nogueira, em Diadema, dirigindo-se a seu carro, estacionado na rua. Presume-se que se tratou de uma tentativa de assalto.
O professor Vagner era muito querido por todos, sobretudo por nós, que trabalhamos juntos pela Chapa 1 nas recentes eleições do sindicato.
Infelizmente, tem sido constantes os casos de violência no entorno das unidades escolares no Estado de São Paulo e esta vem sendo a principal preocupação de professores, pais e estudantes das escolas estaduais em São Paulo. Pesquisa realizada pela APEOESP por meio do Instituto Data Popular, divulgada em maio de 2013, mostrou que 36% dos professores, 54% dos pais e 60% dos alunos não se sentem seguros no entorno das escolas. Também ficou demonstrado que metade das escolas não conta com rondas escolares, justamente as que mais necessitam de segurança, pela sua localização.
No momento em que houver mais detalhes, sobretudo horários de velório e enterro, publicarei essas informações.
Sua morte, que infelizmente soma-se a várias outras que tem ocorrido nas proximidades ou mesmo no interior das escolas, se constituirá em mais um motivo para exigirmos do Estado providências eficazes para garantir a segurança das comunidades escolares e de toda a população.
A APEOESP tem sido firme na denúncia desta situação, mas o governo se finge de morte. Estamos indignados. Não pelo fato da vítima ter sido um companheiro nosso, muito caro para nós, mas ter sido mais uma vítima da incompetência do Estado. Se houvesse mais funcionários nas escolas para ajudar a inibir a presença de pessoas estranhas; se houvesse mais rondas escolares, isto poderia ter sido evitado.
Este Governo é, sim, responsável por essa perda. Um jovem de 39 anos, com toda a vida pela frente e um profundo comprometimento com a educação pública.
Hoje foi um professor; ontem um pai ou estudante; amanhã poderá ser o próprio Governador a vítima de tanto descaso.
Não vamos aceitar isso passivamente. No dia 25 de setembro, em nossa assembleia estadual, vamos intensificar ainda mais a nossa luta contra a violência nas escolas e na sociedade e cobrar deste governo as providências que ele se recusa a tomar.
À família, expresso toda a nossa solidariedade e nossos sentimentos neste momento de dor.
Companheiro Vagner, presente! Sempre.

Maria Izabel Noronha, presidenta da APEOESP

O velório está acontecendo hoje, terça-feira, dia 26 de Agosto de 2014, a partir das 10:00 hs no Cemitério Vale da Paz.

Endereço: Av. dos Pereiras, 600 – Eldorado, Diadema – SP, 09971-470. O enterro será no mesmo cemitério, às 16 horas.

Veja também

Luizianne destaca papel da militância nas eleições internas do PT de Fortaleza

No domingo, 07, o Partido dos Trabalhadores de Fortaleza realizou seu processo de eleição de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook