Notícias
Home / Cultura / Confira o primeiro episódio do Documentário Cantata Sete Povos

Confira o primeiro episódio do Documentário Cantata Sete Povos

Estreou em Porto Alegre o 1° episódio do documentário Cantata Sete Povos – uma cantata composta e pelo músico Raul Ellwanger.

Ele se refere aos povoados isolados dos impérios espanhol e português, onde conviveram um pequeno grupo de frades jesuítas e dezenas de milhares de indígenas guarani, para protegê-los da feroz caça dos escravistas bandeirantes, de um lado, e dos encomenderos espanhóis, de outro, desde Guayrá (parte do atual Paraná).
Este é o primeiro dos quatro episódios do filme gravado no Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, região onde viveu a grande nação guarani e onde se instalaram 33 povoamentos (sete deles no noroeste do atual Rio Grande do Sul) da experiência utópica, única no mundo, das reduções jesuítico-guarani.
Ellwanger compôs as 12 músicas que integram a Cantata, as orquestrou, dirigiu e interpretou, com um formidável grupo de músicos convidados.
A estreia, com casa lotada, foi na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, nesta quarta-feira, 15 de novembro.

Direção e roteiro final: Omar de Barros Filho (Matico)
Assistente de direção: Saturnino Rocha
Argumento: Paulo de Tarso Riccordi
Produção: Rosane Furtado
Direção musical: Raul Ellwanger

Veja também

A penúltima revolução da Europa

Na data dos 50 anos da Revolução dos Cravos fica a sugestão de leitura do …

Comente com o Facebook