Home / Temas / Antirracismo / Consciência negra

Consciência negra

Jornal DS 24 [nov2009]. Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem que virar feriado nacional. Essa é uma das reivindicações da Marcha Zumbi dos Palmares neste ano. A pauta que o movimento vai visibilizar nesse dia de lutas é: fim do racismo, da discriminação, do preconceito, da homofobia, do machismo e da intolerância religiosa. Defendem-se as ações afirmativas, discute-se a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, além de se apresentar a demanda emergencial pela aprovação do Projeto das Cotas – PL 73/99; a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e a titulação das terras de Quilombos. A primeira Marcha aconteceu em em novembro de 1995, ano em que se relembrava os 300 anos da morte do líder Zumbi.

Veja também

Em defesa do PT, precisamos do 7º Congresso do PT e renovar a direção em 2019 | Posicionamento da DS face ao “debate” do DN sobre o balanço eleitoral

A Democracia Socialista, tendência do PT, apresenta posicionamento face ao “debate” do Diretório Nacional sobre o balanço eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comente com o Facebook