Realizada em Brasília nos dias 3 e 4 de março, a VIII Conferência Nacional da Democracia Socialista concluiu a unificação entre os e as militantes das correntes Democracia Socialista, Construção: Socialismo e Democracia, Movimento Socialista e Alternativa Socialista.
No sábado o debate girou em torno de três temas: situação internacional, conjuntura nacional e III Congresso. No domingo, o debate foi sobre a construção da Democracia Socialista. Esses temas tiveram como base os textos Uma Nova Conjuntura Nacional, [Link Indisponível] (publicação de dezembro de 2006), Teses Internacionais,Tendência Democracia Socialista do PT: Identidade política e programática, organização e construção [Link Indisponível] (publicados pelo Democracia Socialista-Em Tempo, edição 21, de fevereiro de 2007). Foi apresentado e debatido o ante-projeto de tese do movimento Mensagem ao PT. Em todos esses momentos se estabeleceu uma grande convergência de idéias e se incorporaram novas contribuições.
O perfil da tendência que emerge da Conferência é de uma tendência mais nacional, mais enraizada e mais identificada com os desafios da construção do PT. Participaram do processo de discussão militantes petistas de 20 estados, expressando uma ampla responsabilidade nos diversos níveis de direção do PT e uma importante relação com movimentos sociais.